Redes de informação científica e os desafios para popularização da ciência: estudo de caso na Rede SIEO - Sistema de Informação Especializado na Área de Odontologia

Autores

  • Lúcia veronica Costa Ramos "Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo" e "Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo"
  • Asa Fujino USP

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p33

Palavras-chave:

Organização da Informação, Rede de Informação Científica, Planejamento e gestão de Serviços, Popularização da Ciência, Divulgação Científica, Estrutura Organizacional

Resumo

Introdução: Os estudos contemporâneos sobre ciência têm evidenciado as profundas raízes sociais que o conhecimento e as práticas científicas possuem. Paralelamente, surge a consciência de que a popularização da ciência é fundamental para que o conhecimento científico possa se tornar componente essencial da cultura dos cidadãos em geral, possibilitando a integração cultural, social e econômica.

Objetivo: Estudar o potencial de atuação de redes cooperativas de informação na popularização da ciência, considerando os desafios organizacionais (infraestrutura, recursos humanos, comprometimento da alta administração) que uma Rede como a SIEO teria para atuar nesse novo contexto.

Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório pautado no modelo de rede colaborativa de informação que utiliza a pesquisa qualitativa como marco de orientação para a pesquisa empírica e alia a pesquisa documental com o estudo de caso.

Resultados: Mostram que, embora a Rede esteja preparada do ponto de vista da estrutura organizacional e operacional e da qualidade dos seus acervos, a carência de recursos financeiros e de equipe qualificada para geração de materiais específicos para divulgação científica e ações em prol da popularização da ciência inibe as possibilidades de aproveitamento imediato deste potencial. Também mostra que a cultura organizacional é ainda pouco flexível à interação com segmentos mais populares da sociedade.

Conclusão: Conclui-se que tal fato demanda ações de mediação no atendimento a este usuário, seja por linguagens de recuperação da informação que permitam estabelecer equivalências entre a língua de especialidade e a linguagem comum, seja por formas mais adequadas de representação da informação científica, visando à divulgação científica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lúcia veronica Costa Ramos, "Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo" e "Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo"

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo (USP). Diretora Técnica do Serviço de Documentação Odontológica da Faculdade de Odontologia da USP.

Asa Fujino, USP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da USP.

Downloads

Publicado

2013-06-26

Como Citar

Ramos, L. veronica C., & Fujino, A. (2013). Redes de informação científica e os desafios para popularização da ciência: estudo de caso na Rede SIEO - Sistema de Informação Especializado na Área de Odontologia. Informação & Informação, 18(1), 33–58. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p33

Edição

Seção

Artigos