Indicadores científicos e as universidades brasileiras

Autores

  • Adilson Luiz Pinto Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Márcio Matias Professor Doutor do Departamento de Ciência da Informação da UFSC Editor da Encontros Bibli

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p1

Palavras-chave:

Indicadores científicos, Visibilidade científica, Organização e representação do conhecimento

Resumo

Introdução: Indicadores bibliométricos e científicos tem atraído crescente interesse de parte da comunidade científica, pois têm sido utilizados por agências como elementos de suporte à avaliação de produtividade e aos processos de estabelecimento de políticas de fomento que norteiam a alocação de recursos. 
Objetivo: Apresentar e discutir aspectos relacionados à geração e ao uso de indicadores científicos, a visibilidade científica, a representação da ciência, além da ligação entre indicadores científicos e a organização e a representação do conhecimento. 
Metodologia: Pesquisa bibliográfica. 
Resultados: Os indicadores científicos podem ser usados como um  instrumento de avaliação de cenários e de orientação de políticas de fomento e de desenvolvimento que multipliquem pólos de excelência científica, no entanto, erros ou ausência de padrões na descrição de títulos de periódicos ou de autores, por exemplo, podem gerar informações imprecisas que tornam os indicadores distorcidos e não confiáveis para fundamentar análises e processos de tomada de decisão. 
Conclusões: Conclui que o desenvolvimento, a geração e a análise de indicadores demandam organização, representação e registros padronizados e adequados do conhecimento; e recomenda que o desenvolvimento e o aperfeiçoamento destes indicadores sejam um processo contínuo, para que possa acompanhar o caráter dinâmico da realidade que buscam representar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adilson Luiz Pinto, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Bibliotecomia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e doutorado em Documentación pela Universidad Carlos III de Madrid (2007). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Teoria Geral da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos métricos (bibliometria, cienciometria...), análise de redes sociais.

Downloads

Publicado

2011-12-24

Como Citar

Pinto, A. L., & Matias, M. (2011). Indicadores científicos e as universidades brasileiras. Informação & Informação, 16(3), 1–18. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n3p1

Edição

Seção

Artigos