Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano dos adolescentes

enfoque no comportamento e na competências informacionais da ‘Geração Google’

Autores

  • Lucirene Andréa Catini Lanzi Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília)
  • Fernando Luiz Vechiato Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília)
  • Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília)
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília)
  • Helen de Castro Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p49

Palavras-chave:

Tecnologias de Informação e Comunicação, Ambientes informacionais digitais, Adolescentes, Comportamento informacional

Resumo

Introdução: Os indivíduos nascidos a partir da década de 1990 acompanham a evolução tecnológica naturalmente e aprendem a utilizar os recursos tecnológicos que têm acesso antes mesmo de aprenderem a ler ou a escrever. Nesse sentido, a literatura os considera nativos digitais ou mesmo ‘geração Google’. Contudo, tem-se questionado as suas competências para a identificação de necessidades informacionais e para a busca e o uso de informação diante dos mais diversos ambientes informacionais digitais disponíveis na Web. 
Objetivos: Caracterizar o comportamento de busca de informação no cotidiano de um grupo de estudantes adolescentes de uma escola particular de Marília, São Paulo. 
Metodologia: Pesquisa qualitativa com 30 estudantes adolescentes de uma escola particular de Marília, São Paulo. A coleta de dados foi realizada, em um primeiro momento, por meio da aplicação de um questionário, baseado na pesquisa de Hughes-Hussell e Agosto (2007), contendo perguntas referentes à idade, sexo, tarefas e hobbies cotidianos, além de questões relacionadas à utilização do computador e da internet, o que possibilitou a determinação de características sociais, econômicas e culturais dos entrevistados. 
Resultados: Enfocaram o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a busca, o acesso e o uso de informação. Foi proposta a criação da “Confraria da Informática’, um incentivo para que os alunos possam (re)aprender as ferramentas de comunicação digital e utilizar de forma adequada os recursos, os produtos e os serviços na Web para a busca e o uso efetivo da informação compatível com suas necessidades e que esteja atrelado ao uso consciente e ético dos ambientes tecnológicos. 
Conclusões: As reflexões decorrentes deste estudo prosseguirão por meio da continuidade da Confraria da Informática, que se tornou um “termômetro” sobre a utilização dos ambientes informacionais digitais e a postura dos alunos diante das Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito do Colégio Cristo Rei.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucirene Andréa Catini Lanzi, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília)

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, Campus de Marília.

Bibliotecária do Colégio Cristo Rei, Marília

Fernando Luiz Vechiato, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília)

Doutorando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, Campus de Marília.

Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília)

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP, Campus de Marília.

Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília)

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília.

Helen de Castro Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP - Campus de Marília)

Livre-Docente. Doutora em Letras. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP de Marília.

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Lanzi, L. A. C., Vechiato, F. L., Ferreira, A. M. J. F. da C., Vidotti, S. A. B. G., & Silva, H. de C. (2012). Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano dos adolescentes: enfoque no comportamento e na competências informacionais da ‘Geração Google’. Informação & Informação, 17(3), 49–75. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p49

Edição

Seção

Artigos