Interoperabilidade semântica e ontologia semiótica

a construção e o compartilhamento de conceitos científicos em ambientes colaborativos online

Autores

  • Maria Aparecida Moura Escola de Ciência da Informação da UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n2p165

Palavras-chave:

Interoperabilidade semântica, Ontologia semiótica, Redes de cooperação científica

Resumo

A consolidação dos sistemas de informação cooperativos, intensificados pela Web 2.0 e a institucionalização progressiva do conceito de E-Science no contexto da pesquisa científica, aumentou significativamente a presença de pesquisadores no ambiente digital e criou novas dinâmicas de consolidação colaborativa de conceitos científicos. Neste trabalho, tomaram-se por referência as principais evidências da dinâmica de construção colaborativa de conceitos científicos presentes nos discursos e na comunicação científica contemporânea na WEB para produzir um experimento de interoperabilidade semântica por meio de uma ontologia semiótica. O corpus terminológico foi constituído a partir de uma amostra de blogscientíficos mantidos por pesquisadores como estratégia para o registro e a divulgação dos resultados parciais de pesquisa, sites de colaboratórios internacionais e de centros internacionais que apoiam as práticas E-Science e as chamadas de trabalho em eventos científicos vinculados à colaboração, àinovação científica e à pesquisa em ambientes digitais no período de 2007 a 2010. Como resultado, consolidou-se uma ontologia semiótica composta pela estrutura semântica pactuada pelos pesquisadores em ambientes digitais demarcados pelo trabalho colaborativo e pelo compartilhamento conceitual em rede.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Aparecida Moura, Escola de Ciência da Informação da UFMG.

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (1976), mestrado em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília (1984) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999). Atua no Departamento de Ciência da Informação da UEL, no curso de graduação em biblioteconomia e no curso de Mestrado Profissionalizante em Gestão da Informação.

Downloads

Publicado

2011-12-15

Como Citar

Moura, M. A. (2011). Interoperabilidade semântica e ontologia semiótica: a construção e o compartilhamento de conceitos científicos em ambientes colaborativos online. Informação & Informação, 16(2), 165–179. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2011v16n2p165

Edição

Seção

Artigos