Avaliação da qualidade dos serviços em unidades de informação: proposição de uma metodologia
Resumo
Introdução: O desenvolvimento de uma metodologia para avaliar a qualidade dos serviços prestados pode auxiliar os gestores na análise e interpretação dos processos desempenhados em suas atividades de trabalho. A gestão eficiente de serviços em unidades de informação requer instrumentos que possibilitem o planejamento adequado de processos e serviços.
Objetivo: Desenvolver uma metodologia de avaliação dos serviços das unidades de Informação, a partir de um levantamento bibliográfico relativos à Gestão de Unidades de Informação.
Metodologia: A metodologia de avaliação da qualidade em Unidades de Informação foi denominada QualiServI 1.0 (Qualidade em Serviços de Informação), que consiste em cinco etapas.
Resultados: Em organizações prestadoras de serviço, especialmente Unidades de Informação, onde se discute o impacto da tecnologia, a adoção de fontes eletrônicas e as necessidades da comunidade acadêmica, é fundamental avaliar a qualidade dos serviços e a satisfação de seus usuários.
Conclusões: Conclui-se que a QualiServI 1.0 permite avaliar a qualidade de serviços em UIs e, consequentemente, melhorar os processos. A metodologia aqui proposta pode ser empregada pelos gestores de Unidades de Informação como ferramenta gerencial, contribuindo com o desenvolvimento de uma gestão mais eficaz, voltada aos usuários da organização.
Palavras-chave: Gestão de Unidades de Informação. Avaliação da qualidade em Unidades de Informação. Serviços em Unidades de Informação.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p154
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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)
DOI: 10.5433/1981-8920
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