Avaliação da qualidade dos serviços em unidades de informação: proposição de uma metodologia

Autores

  • Ketry Gorete Farias dos Passos UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • Yara Menegatti BIBLIOTECÁRIA DOCUMENTALISTA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC
  • José Marcos da Silva Analista de Tecnologia da Informação - CETIC/UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • Gregório Varvakis Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p154

Palavras-chave:

Gestão de Unidades de Informação. Avaliação da qualidade em Unidades de Informação. Serviços em Unidades de Informação.

Resumo

Introdução: O desenvolvimento de uma metodologia para avaliar a qualidade dos serviços prestados pode auxiliar os gestores na análise e interpretação dos processos desempenhados em suas atividades de trabalho. A gestão eficiente de serviços em unidades de informação requer instrumentos que possibilitem o planejamento adequado de processos e serviços.

Objetivo: Desenvolver uma metodologia de avaliação dos serviços das unidades de Informação, a partir de um levantamento bibliográfico relativos à Gestão de Unidades de Informação. 

Metodologia: A metodologia de avaliação da qualidade em Unidades de Informação foi denominada QualiServI 1.0 (Qualidade em Serviços de Informação), que consiste em cinco etapas. 

Resultados: Em organizações prestadoras de serviço, especialmente Unidades de Informação, onde se discute o impacto da tecnologia, a adoção de fontes eletrônicas e as necessidades da comunidade acadêmica, é fundamental avaliar a qualidade dos serviços e a satisfação de seus usuários.

Conclusões: Conclui-se que a QualiServI 1.0 permite avaliar a qualidade de serviços em UIs e, consequentemente, melhorar os processos. A metodologia aqui proposta pode ser empregada pelos gestores de Unidades de Informação  como ferramenta gerencial, contribuindo com o desenvolvimento de uma gestão mais eficaz, voltada aos usuários da organização.

 

Palavras-chave: Gestão de Unidades de Informação. Avaliação da qualidade em Unidades de Informação. Serviços em Unidades de Informação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ketry Gorete Farias dos Passos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Possui Graduação em Biblioteconomia - Habilitação em Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2008). Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação - PGCIN pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atua também como bolsista CAPES/PROF e tutora da disciplina de Ética do Profissional Arquivista do Curso de Arquivologia da UFSC. Atuou como professora substituta da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009), lecionou as disciplinas de Pesquisa Bibliográfica, Fontes de Informação II e Gestão de Documentos.

Yara Menegatti, BIBLIOTECÁRIA DOCUMENTALISTA DA BIBLIOTECA CENTRAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSC; bacharel em Biblioteconomia pela UDESC.

José Marcos da Silva, Analista de Tecnologia da Informação - CETIC/UFSC - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Analista de Tecnologia da Informação - CETIC/UFSC -; bacharel em Ciências da Computação da UFSC, especialista em Gestão Universitária – UFSC

Gregório Varvakis, Professor da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Nasceu em 1956 em Curitiba/PR.
Engenheiro Mecânico, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1979);
Mestre em Engenharia de Produção, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1982);
Professor do  Instituto Tecnológico da Aeronautica - ITA (1983-1992);
Doutorado em Manufacturing Engineering, pela Loughboroung University (1991);
Consultor Mckinsey INC (1992-1995);
Pesquisador visitante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1995-1996);
Professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, desde 1995;
Professor do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, desde 1996.
Área de Pesquisa "Gerenciamento e Automação"

Downloads

Publicado

2013-09-09

Como Citar

Passos, K. G. F. dos, Menegatti, Y., Silva, J. M. da, & Varvakis, G. (2013). Avaliação da qualidade dos serviços em unidades de informação: proposição de uma metodologia. Informação & Informação, 18(3), 154–174. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p154

Edição

Seção

Artigos