Projeto de layout de biblioteca assistido por ferramenta de software para criação de arranjo físico em 3D: estudo aplicado à biblioteca da faculdade iDEZ

Autores

  • Sanderli José da Silva Segundo Universidade Federal da Paraíba
  • Wagner Junqueira de Araújo Universidade Federal da Paraíba
  • Wendy-Anna Albuquerque Lopes Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p184

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação e Comunicação, Projeto de biblioteca, Software Livre, Arranjo Físico, Layout 3D.

Resumo

Introdução: Projetar uma biblioteca consiste em concentrar esforços para criar ou aprimorar atividades que estejam de acordo com a função e objetivos da mesma e da instituição a qual está subordinada. Regularmente os responsáveis por diferentes tipos de bibliotecas se deparam com o problema de gestão do seu espaço físico. O estudo do layout proporciona experimentar novas formas e permite modificações de ambientação com o intuito de buscar os requisitos citados. Contudo fazer isso em um ambiente real, nem sempre é possível, nestes casos uma ferramenta que permita ao bibliotecário projetar, promover alterações e visualizar os resultados em formatos 3D é de grande auxilio.

Objetivo: Estudar o arranjo físico de bibliotecas sob a ótica de OS&M usando ferramentas 3D.

Metodologia: Apresenta um estudo de caso na biblioteca da Faculdade iDEZ, localizada em João Pessoa – PB, onde foi aplicado os princípios da disciplina de Organização, Sistemas e Métodos (OS&M) para arranjo físico (layout) utilizando uma ferramenta de software livre para auxiliar projetos em terceira dimensão.

Resultados: São indicadas e discutidas as motivações que levam um profissional de informação a ter que gerenciar seu espaço físico e as barreiras encontradas. O resultado obtido na avaliação indicou o Sweet Home 3D como ferramenta com melhor pontuação.

Conclusão: A proposta de projeto resultante do estudo de caso, facilitou a visualização das mudanças, sendo aceita e implementada pelos gestores da biblioteca.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sanderli José da Silva Segundo, Universidade Federal da Paraíba

Graduando do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Wagner Junqueira de Araújo, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Wendy-Anna Albuquerque Lopes, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Downloads

Publicado

2013-06-14

Como Citar

Silva Segundo, S. J. da, Araújo, W. J. de, & Lopes, W.-A. A. (2013). Projeto de layout de biblioteca assistido por ferramenta de software para criação de arranjo físico em 3D: estudo aplicado à biblioteca da faculdade iDEZ. Informação & Informação, 18(1), 184–205. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p184

Edição

Seção

Relatos de Experiência