Consórcio Antiferrugem: identificando perfis de usuários e padrões de uso

Lilian Cervo Cabrera, Ada Cristina Machado da Silveira

Resumo


Introdução: O Consórcio Antiferrugem é um projeto coordenado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Soja, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Uma das ações do Consórcio prevê o monitoramento da dispersão do fungo causador da ferrugem asiática da soja, através de um site na Internet.

Objetivo: Identificar algum tipo de perfil do usuário e certo padrão de uso do site.

Metodologia: Estudo quantitativo, introdutório e exploratório, que se permite propor e avaliar algumas métricas estatísticas para páginas de Internet. A análise considera as métricas geradas pelo software Google Analytics para o site do Consórcio Antiferrugem para quatro anos agrícolas da cultura da soja.

Resultados: As regiões Sul e Centro-Oeste são as que mais acessam o site, em períodos de safra, com acesso direto a ele e com pouco tempo gasto “folheando-o”.

Conclusões: É possível gerar diretrizes no que se refere à melhoria na forma e no conteúdo do site, além de permitir o desenvolvimento e aprofundamento de estudos sobre conteúdos específicos do meio rural, em especial, os de caráter quali-quantitativo.


Palavras-chave


Tecnologias de informação e comunicação. Google Analytics. Avaliação de acesso. Estatísticas de uso.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p261

  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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