Foco e Escopo

De periodicidade quadrimestral, Informação & Informação, foi lançada em 1996 pelo Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Até 2002 foi publicada no formato impresso e, a partir do volume 9 (2003), encontra-se exclusivamente no formato eletrônico. Informação & Informação publica contribuições inéditas em Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia e áreas de interface, buscando incentivar o debate interdisciplinar dos fenômenos concernentes à informação.

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Textos inéditos com autoria declarada, que apresentem e discutam idéias, métodos, técnicas, processos e resultados de trabalhos de pesquisa em Ciência da Informação, Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e áreas de interface, buscando incentivar o debate interdisciplinar dos fenômenos concernentes à informação. Mínimo de 12 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Trabalhos a respeito de experiências profissionais. Máximo 10 páginas.

Comunicações

Trabalhos ou pesquisas em andamento centrados na descrição do tema, na apresentação e discussão de resultados parciais. Não devem ultrapassar 12 páginas.

Pontos de Vista

Temas que tragam observações, opiniões, críticas, ponderações, explicações, contrargumentações ou apropriações críticas de fundamentos teóricos ou da práxis profissional.

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Documentos

Teses e Dissertações

Dissertações defendidas no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão da Informação, Departamento de Ciência da Informação, UEL.

Resenhas de livros/mídia

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Expediente

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

Para cada submissão serão imediatamente designados 3 (três) avaliadores, membros do Conselho Editorial ou avaliadores ad hoc, que são selecionados de acordo com a área de pesquisa.  O avaliador geralmente tem 14 dias para emitir um parecer sobre um artigo.

As submissões serão avaliadas segundo os critérios discriminados abaixo, além de outros que possam ser considerados relevantes.

Critérios de Avaliação

1.       Contribuição significativa para as temáticas da área

2.       Relevância do problema, do objeto e dos objetivos

3.       Pertinência e adequação das opções teóricas e metodológicas

4.       Coerência e profundidade da discussão científica

5.       Domínio da literatura pertinente

6.       Clareza e objetividade da apresentação dos resultados

7.       Uniformidade e coerência da linguagem científica

8.       Observância às normas e padrões de formatação e normalização estabelecidos

9.       Representatividade do título em relação ao conteúdo do artigo

10.   Representatividade dos metadados (qualidade do resumo e palavras-chave)

Indicação da Seção adequada para o trabalho

1.   Artigos

2.   Comunicações

3.   Relatos de Experiência

Parecer:

O avaliador registra no próprio SEER uma das seguintes alternativas:

·      Aceitar

·      Correções obrigatórias

·      Submeter novamente para avaliação

·      Enviar para outra revista

·      Rejeitar

·      Ver comentários

Informação & Informação considera fundamental o princípio de "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições.

Periodicidade Quadrimestral, sendo um dos fascículos temático.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, sem custo para o autor ou para o leitor,  seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...