Livro, leitor e leitura: agentes de transformação social

Giovana Deliberali Maimone, Nicole Bonassi de Oliveira, Natália Gabriel da Silva, Francisco Carlos Paletta

Resumo


Objetivo: Evidenciar o fundamental papel do livro, do leitor e da leitura como agentes de transformação social real protagonizados pela Biblioteca Escolar.
Metodologia: De natureza qualitativa, composta por levantamento bibliográfico de busca teórico-exploratória, sendo que informações estatísticas foram utilizadas para apoiar algumas das reflexões apontadas.
Resultado: A Biblioteca Escolar é ressignificada pelo contexto de condições culturais diversas trazidas pelas crianças e suas “significações” assim como questões de mediação realizada pelo bibliotecário no atendimento às necessidades em tempos de grandes transformações estruturais/digitais.
Conclusão: Apoiar o trinômio Livro, Leitor e Leitura como elementos de desenvolvimento social sustentável contribui de forma inovadora na formação do jovem leitor, garantindo distribuição de renda e a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.


Palavras-chave


Livro; Leitor; Leitura; Biblioteca Escolar; Transformação social

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p1

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