Inbound marketing em bibliotecas universitárias: novas formas de mediação da informação

Janaina Carla Ferreira, João Arlindo dos Santos Neto

Resumo


Introdução: O marketing em bibliotecas vem sendo utilizado ainda de forma incipiente no Brasil. No âmbito das bibliotecas universitárias, além de divulgar os produtos e serviços informacionais, tem como foco agregar valor a eles e fidelizar consumidores/clientes.
Objetivo: Discutir como as bibliotecas universitárias podem adotar o inbound marketing para potencializar a mediação da informação.
Metodologia: A pesquisa é de natureza básica e tipologia exploratória, emprega a abordagem qualitativa e segue o delineamento bibliográfico a partir da literatura especializada em Ciência da Informação e Marketing, publicada nas principais bases de dados e fontes de informação à saber: Portal de Periódicos da CAPES, Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), Scielo e Google Acadêmico.
Resultados: As estratégias de inbound marketing subsidiam a interação das bibliotecas com seus usuários de forma mais direta e efetiva e também são importantes para a mediação da informação.
Conclusões: Conhecer estratégias contemporâneas de marketing, como o inbound marketing, permitem a prospecção de novas formas de mediação da informação para potencializar os produtos e serviços informacionais das BUs.


Palavras-chave


Marketing em bibliotecas; Inbound Marketing; Bibliotecas Universitárias; Mediação da informação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2021v10n1p32

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Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

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