Diagnóstico das Bibliotecas Escolares Municipais de Vacaria (RS): situação atual e perspectivas

Autores

  • Elisabete Costa da Silva Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC) https://orcid.org/0000-0003-1692-9386
  • Tânia Regina da Rocha Unglaub Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p197

Palavras-chave:

Bibliotecas Escolares, Parâmetros para Biblioteca Escolar, Diagnóstico de Bibliotecas, Práticas Educativas

Resumo

Introdução: Este artigo apresenta resultados parciais da pesquisa em andamento de Mestrado Profissional em Gestão de Unidades de Informação, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Explora a temática da biblioteca escolar enquanto espaço educativo e de suporte pedagógico ao trabalho em parceria de professores com bibliotecários; trazendo o contexto das escolas públicas municipais de Vacaria, interior do estado do Rio Grande do Sul. 
Objetivo: Diagnosticar como se configuram essas bibliotecas escolares em relação aos seus espaços e serviços, bem como às práticas educativas voltadas para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. 
Metodologia: Trata-se de pesquisa de campo, tipo exploratória, com abordagem qualitativa, cujo corpus investigativo é constituído por 11 escolas públicas de Vacaria (RS). As quais são analisadas com base na Resolução n.º 220/2020 do Conselho Federal de Biblioteconomia, dos Parâmetros para bibliotecas escolares (CFB; GEBE, 2010) e das Diretrizes da IFLA para a biblioteca escolar (IFLA, 2016), e referenciais teóricos. 
Resultados: Apurou-se que as 11 escolas contam com espaço para a biblioteca, seis delas possuem acervo considerado exemplar (com quatro títulos por aluno). Há interesse por parte dos participantes em adquirir conhecimentos por meio de capacitação para melhor utilizar a biblioteca escolar. Contudo, verificou-se que as bibliotecas investigadas necessitam se adequar aos parâmetros normativos analisados. 
Conclusões: Foi possível conhecer o cenário educacional do município de Vacaria referente à biblioteca escolar – número de escolas com presença de bibliotecas, profissionais, recursos tecnológicos, estrutura, serviços, utilização da biblioteca e percepções da comunidade escolar sobre ela.

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Biografia do Autor

Elisabete Costa da Silva, Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Gestão de Unidades de Informação da Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC).

Tânia Regina da Rocha Unglaub, Universidade do Estado de Santa Catariana (UDESC)

PhD in History from the Federal University of Santa Catarina (UFSC). Professor of the Graduate Program in Information Management at the University of the State of Santa
Catariana (UDESC).

Referências

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Publicado

2020-12-17

Como Citar

Silva, E. C. da, & Unglaub, T. R. da R. (2020). Diagnóstico das Bibliotecas Escolares Municipais de Vacaria (RS): situação atual e perspectivas. Informação@Profissões, 9(2), 197–217. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p197

Edição

Seção

Artigos