Competência informacional do bibliotecário no planejamento de cursos em educação a distância

Autores

  • Paula Pinheiro da Nóbrega Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0002-8210-0296
  • Silvana Maria Araújo Lima Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira https://orcid.org/0000-0003-0696-812X
  • Andréa Soares Rocha da Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Priscila Barros David Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p70

Palavras-chave:

Competência Informacional, Bibliotecário, Planejamento, Educação a Distância

Resumo

Introdução: A Educação a Distância (EaD) como práxis social estimula reflexões sobre a realidade e, consequentemente, quando necessário, pode gerar mudanças em benefício da sociedade. No entanto, para que a modalidade seja compreendida dessa maneira, é necessário o planejamento de conteúdos voltados para a reflexão crítica, alinhando-se teoria e prática. Assim, a presença do bibliotecário no planejamento torna-se primordial, pois ele enquanto mediador da informação e profissional que conhece os usuários, contribui para que os estudantes saibam ler os contextos que lhes são apresentados e isso acontece com a prática da competência informacional.
Objetivo: demonstrar a importância de o bibliotecário desenvolver a competência informacional para sua atuação eficiente na fase de planejamento de conteúdos EaD.
Metodologia:
pesquisa bibliográfica narrativa.
Resultados: Como se constata na literatura, ao organizar um curso em EaD, a fase de planejamento pode definir o sucesso da proposta de ensino/aprendizagem.
Conclusões: a presença do bibliotecário na etapa do planejamento contribui para o desenvolvimento dos alunos, tanto em nível intelectual quanto na formação da cidadania.

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Biografia do Autor

Paula Pinheiro da Nóbrega, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Consultora na área de normalização bibliográfica.

Silvana Maria Araújo Lima, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Bibliotecária Documentalista da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB).

Andréa Soares Rocha da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorado em Educação pela FACED/UFC. Professora da Universidade Federal do Ceará  (UFC)

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Pós-doutora em Educação pela University of California, Santa Barbara (UCSB). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora  da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2020-05-22

Como Citar

Nóbrega, P. P. da, Lima, S. M. A., Silva, A. S. R. da, & David, P. B. (2020). Competência informacional do bibliotecário no planejamento de cursos em educação a distância. Informação@Profissões, 9(1), 70–86. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p70

Edição

Seção

Artigos