Avaliação de documentos em instituições públicas de Ensino Superior de Florianópolis – SC: panorama de uma década

Iuri Ianiski de Moura, Eliana Maria dos Santos Bahia

Resumo


A avaliação de documentos é uma atividade essencial da gestão documental, constituindo-se de uma função arquivística responsável em identificar valores para os documentos, visando estabelecer prazos de guarda e destinação para a documentação. As instituições de ensino também se vêem diante de problemas gerados pelo aumento contínuo de documentos, principalmente as instituições públicas. Desta forma, no ano de 2009, durante o Curso de Pós-Graduação a Distância Especialização Gestão em Arquivos, da Universidade Federal de Santa Maria, foi realizada uma pesquisa que teve como objetivo investigar as políticas de avaliação de documentos em instituições públicas de ensino superior de Florianópolis – SC. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, de abordagem qualitativa, onde por meio de questionário, foram coletados os dados em três instituições de ensino. Dez anos depois, em 2019, o mesmo questionário foi aplicado novamente nas três instituições objeto da pesquisa, visando identificar as evoluções ocorridas no período.

 


Palavras-chave


Avaliação de documentos. Arquivística. Instituições de ensino superior. Tabela de temporalidade de Documentos. Comissão permanente de avaliação de documentos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p48

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.