Leitura, literalidade e literatura infantil: reflexões necessárias à Biblioteconomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p143

Palavras-chave:

Leitura. Literatura, Literalidade, Literatura Infantil, Biblioteconomia

Resumo

Introdução: Trata dos aspectos teóricos da literatura infantil e da importância do conhecimento dessa temática pelos (as) bibliotecários (as) para a sua atuação.
Objetivo: Busca compreender e refletir como se configura a leitura literária infantil em termos teóricos e qual o significado e a importância da linguagem literária para a criança.
Metodologia:
Utiliza a pesquisa exploratória e bibliográfica para discutir a temática a partir da produção científica e literária de autores (as) e críticos (as), sobretudo no contexto brasileiro entre os fins da década de 1970 até fins dos anos 2000.  
Resultados: Apresenta um resgate teórico dos estudos sobre leitura, literalidade e literatura infantil demonstrando como esses conceitos se relacionam entre si e ressaltando que tanto a leitura quanto a literatura são elementos permeados de contextos ideológicos, sociais e históricos de produção.
Conclusões: Conclui que a literatura infantil opera no desenvolvimento do imaginário e da autonomia da criança e que o (a) bibliotecário pode contribuir com a emancipação do (a) leitor (a) por meio da mediação de leitura.

 

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Biografia do Autor

Mariana de Souza Alves, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCI-UFPE)

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Publicado

2020-05-22

Como Citar

Alves, M. de S. (2020). Leitura, literalidade e literatura infantil: reflexões necessárias à Biblioteconomia. Informação@Profissões, 9(1), 143–162. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n1p143

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Artigos