Perspectivas em mediação da informação no contexto das tecnologias de informação e da comunicação em bibliotecas universitárias

Rafael Gomes de Sousa, Oswaldo Francisco de Almeida Júnior

Resumo


Introdução: Mediação da informação para formação de competências em informação do bibliotecário no âmbito das TIC nas bibliotecas universitárias foi o que norteou essa pesquisa, visto que a discussão está pautada na apropriação da informação, na construção de sentidos e aquisição do conhecimento. Objetivo: Discutir esses processos de atuação profissional dos bibliotecários nas bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Piauí (SIBi-UFPI), contribui com as discussões desse tema no âmbito da Ciência da Informação. Metodologia: Este é parte da pesquisa que investiga as perspectivas em mediação da informação no contexto das tecnologias de informação e da comunicação na biblioteca universitária da UFPI. A caracterização da pesquisa é definida como exploratória e descritiva, sendo de natureza qualiquantitativa. Resultados: A pesquisa revelou que os bibliotecários do SIBi-UFPI fazem uma maior assossiação entre mediação da informação com as atividades voltadas para o acesso e recuperação da informação,  Conclusões: Os bibliotecários do SIBi-UFPI utilizam as TIC com mais frequência para promover com maior intensidade as atividades que se configuram como mediação explícita, ou seja, aquelas que são mais visíveis, mas que denotam o mesmo grau de importância da implícita.


Palavras-chave


Biblioteca Universitária – Universidade Federal do Piauí. Mediação da Informação. Bibliotecário. Tecnologias de Informação e Comunicação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p104

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.