Organização, representação e recuperação da informação: criação da base de dados monográficos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri

Maria Vanessa do Nascimento, Denysson Axel Ribeiro Mota, Gracy Kelli Martins

Resumo


Introdução: Por ser uma atividade presente na sociedade desde a antiguidade, a organização, representação e consequentemente a recuperação da informação e do conhecimento se tornaram práticas essenciais ao dia-a-dia. A área da Biblioteconomia por ter no seu escopo teórico e prático disciplinas que visam o ensino de técnicas de organização e representação muito pode ajudar na organização de parte dessas informações inclusive durante o processo de construção de repositórios institucionais. Objetivo: Apresentar a criação da base de dados monográficos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri, mediante a abordagem dos processos de representação e recuperação da informação e do conhecimento na construção de repositórios institucionais. Metodologia: Teve como métodos a pesquisa bibliográfica e descritiva, e abordagem qualitativa. Foram utilizados os procedimentos de elaboração de Diagrama Entidade-Relacionamento e posterior modelagem do Banco de Dados em MS Access, devido à facilidade de uso e criação de telas. Resultados: A base de dados criada traz benefícios e elementos de representação que em repositórios institucionais tradicionais não contém, permitindo análises diferenciadas dentro do curso. Conclusões: O uso de técnicas de representação e recuperação da informação, aliadas às tecnologias, possibilitou a construção da representação da base de dados monográficos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri. Isto abre caminho para posterior construção de Repositório Institucional que agrupe os dados científicos e de memória das monografias do Curso.


Palavras-chave


Representação e recuperação da informação e do conhecimento. Base de Dados. Monografias.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p85

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.