Produção e colaboração científica dos docentes das pós-graduações em Biblioteconomia e Ciência da Informação da região nordeste: análise no período de 2013 a 2017

Ana Karolyne Nogueira de Sousa, Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira

Resumo


Introdução: Por considerar a ciência em uma perspectiva acumulativa das produções e social nas relações de coautorias. Objetivo: analisar os indicadores de produção e colaboração científica dos docentes dos sete programas de pós-graduação stricto sensu da região Nordeste em Biblioteconomia e Ciência da Informação, do período de 2013 a 2017. Metodologia: tendo como métodos a bibliometria e análise de redes sociais de coautoria. Resultados: Em relação aos periódicos científicos, foi demonstrado que os docentes têm optado pelas revistas de menor periodicidade, as trimestrais, assim como, por práticas endógenas, com uso massivo dos periódicos pertencentes aos próprios programas. Conclusões: busca colaborar com o entendimento, reconhecendo as características e a evolução da área, identificando as especificidades e os padrões, com o propósito de promover discussões, contribuições e reflexões sobre as produções da área.


Palavras-chave


Produção científica. Bibliometria. Análise de redes de coautorias.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p171

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.