Entre silêncios e rupturas: ação cultural na Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Timon

Maria Gezilda e Silva Nascimento, José Robson Maia de Almeida, Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Resumo


Introdução: as bibliotecas dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são caracterizadas como mistas por abarcar condições de biblioteca escolar e universitária. Este estudo aborda a análise de ações culturais desenvolvidas no IFMA – Campus Timon. Objetivos: identificar o papel social do bibliotecário no processo de mediação em ações culturais; incentivar a leitura em olhares e formatos diferentes do papel; discutir ações de incentivos a leitura e a produção cultural na biblioteca do IFMA, como forma de diálogo entre o ‘silêncio’ e as múltiplas ações promovidas pela biblioteca em questão. Metodologia: pesquisa pesquisa-ação, descritiva e com abordagem qualitativa. Resultados: contribuíram para o rompimento da cultura do silêncio na biblioteca, rompendo com os paradigmas tradicionais inerentes a forma de acesso e uso da informação. Conclusões: as ações realizadas conduziram para o acesso à informação e promoção do gosto pela leitura e cultura no IFMA Campus Timon, transformando a biblioteca local em um espaço dinâmico e prazeroso, além de propor aos bibliotecários da instituição, que estes desenvolvam um perfil de agente cultural, capaz de transcender barreiras e criar condições para que a biblioteca realmente atue como um espaço de produção e criação culturais.


Palavras-chave


Ação Cultural. Bibliotecas Mistas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus Timon. Cultura do Silêncio - Biblioteca.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.