Competências em informação em biblioteca multinível de região interiorana do Estado da Paraíba, PB, Brasil

Midnai Gomes Bezerra, Lucas Almeida Serafim

Resumo


Introdução: As competências em informação (information literacy) são assunto recorrente na literatura de Biblioteconomia e Ciência da Informação, seja em abordagens teóricas sobre o fenômeno informacional na contemporaneidade, seja em relatos empíricos acerca da busca e uso da informação em Unidades de Informação. Em âmbito de implementação, a promoção de competências em informação ocorre em ações educacionais formalizadas, institucionalizadas, as quais reforçam e ampliam a tradicional educação de usuários de bibliotecas. Esta realidade, todavia, ainda não caracteriza a maior parte do ambiente informacional brasileiro, principalmente o escolar e acadêmico – multinível, escrutinado nesta pesquisa. Objetivo: Analisa o cenário de práticas orientadas por competências em informação em biblioteca multinível brasileira. Metodologia: Realiza pesquisa participante, alicerçada por conjunto de métodos para a descrição de práticas de informação, a saber: tour guiado em ambientes de informação, entrevista semiestruturada, pesquisa visual, e método de interpretação de sentidos. Resultados: Constata – em mais uma realidade de biblioteca brasileira multinível e localizada interiorana do nordeste brasileiro – um longo caminho a ser seguido pela biblioteca sob estudo na busca de capacitação em competências em informação; carece-se de fomento das habilidades mais básicas sobre o uso da biblioteca. De modo a supri-las, propõe uma política formal de competências em informação, alicerçada inicialmente pela indicação de dois cursos. Conclusões: A realização desta pesquisa oportunizou o aprofundamento e sistematização do contexto biblioteconômico local e, consequentemente, a proposição de política de melhoramento por meio de treinamentos com base em situações-problemas reais decorrentes da vida escolar e acadêmica dos usuários, de modo a torná-los competentes em informação.


Palavras-chave


Competência em Informação. Educação de Usuários. Biblioteca Multinível. Biblioteca Acadêmica. Biblioteca Escolar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n2p1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.