O relacionamento entre cultura organizacional, qualidade da informação e tomada de decisão empresarial

Rodrigo Eustáquio da Rocha, Fabrício Ziviani

Resumo


Introdução: Este trabalho analisa o relacionamento entre a cultura organizacional, a qualidade da informação e a tomada de decisão. Esse assunto é abordado nos últimos anos devido a sua importância para a sociedade, uma vez que as organizações necessitam, cada vez mais, de decisões acertadas, em um espaço de tempo mais reduzido. Objetivo: O propósito deste trabalho é nortear ações empresariais que possam influenciar na qualidade do planejamento estratégico e na tomada de decisão. Metodologia: A metodologia utilizada foi através da revisão da literatura contemplando autores especializados nas áreas de cultura organizacional, qualidade da informação e tomada de decisão empresarial. O conteúdo foi pesquisado na ferramenta Scopus com as palavras chaves: cultura organizacional, qualidade da informação e tomada de decisão. Resultados: Os tópicos analisados afetam diretamente os envolvidos e os objetivos empresariais. Por isso é necessário examinar bem as informações oriundas da cultura organizacional para que o método de tomada de decisão seja guiado com qualidade e exatidão. Conclusões: A cultura, então, é fator determinante para que a organização consiga alcançar os objetivos pretendidos nos negócios. Acredita-se na continuidade deste estudo, voltada para uma pesquisa mais profunda sobre o tema utilizando outra metodologia.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n1p1

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.