Trabalho colaborativo professor e bibliotecário no desenvolvimento de um projeto: um estudo de caso

Gleice Pereira, Elane Couto Uliana

Resumo


Introdução: Aborda a importância do trabalho colaborativo cada vez mais imprescindível no trabalho educativo do bibliotecário. Objetivo: Analisar como ocorre a colaboração entre o professor e a bibliotecária. Metodologia: Durante o período de seis meses do ano letivo de 2016, a pesquisadora e a bibliotecária observaram informalmente o que mais despertava o interesse dos discentes, quando eles estavam em momentos de lazer na ambiência de uma escola de Ensino Fundamental da Prefeitura de Vitória/ES.  Assim, nossa proposta foi norteada em uma pesquisa ação e a turma escolhida para análise foi a do 5º ano. O embasamento teórico da pesquisa foi ancorado na perspectiva de colaboração de Montiel Overall (2005) e Snyder (2011) no contexto dos fragmentos felizes da escola. Resultado: Foi evidenciado uma diferenciação da rotina na forma de fazer pesquisa dado a frequência dos alunos no contraturno na biblioteca. Conclusão: O nível de colaboração do bibliotecário ocorreu no Modelo D, o Currículo Integrado, segundo taxonomia de Montiell-Overal (2005).


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n2p138

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.