Proposta de um manual de indexação para bibliotecas universitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n1p92

Palavras-chave:

Indexação, Manual de Indexação, Bibliotecas, Bibliotecas Universitárias

Resumo

Introdução: A eficácia da recuperação depende uma boa indexação e a precisão das linguagens documentárias, que são determinadas neste processo. A indexação é uma atividade que visa não só determinar o assunto de um documento, mas representá-lo por meio de uma linguagem documentária.
Objetivos: Assim objetiva-se, neste artigo, propor um guia de indexação para bibliotecas universitárias, a fim de contribuir para com o desempenho das atividades de organização e disseminação da informação já implantados nessas localidades.
Metodologia: O estudo caracteriza-se por uma revisão de literatura e pelo estudo do Vocabulário Controlado utilizado pela Universidade de São Paulo (USP), dado à grande replicação desse vocabulário por outras instituições universitárias.
Resultados: Temos como resultado dessa pesquisa um manual com recomendações de política de indexação para bibliotecas universitárias.
Conclusões: Para um efetivo desempenho no processo de indexação as medidas pré-estabelecidas deverão ser tomadas para a realização de um entrosamento entre o sistema de informação e a relação com os usuários. A eficácia da recuperação depende de uma boa indexação e da precisão das linguagens documentárias, que são determinantes nesse processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafaela Carolina da Silva, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

Doutoranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Jean Fernandes Brito, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Referências

BARITÉ, M. Organización del conocimiento: um nuevo marco teóricoconceptual en Bibliotecología y Documentación. In: CARRARA, K. (Org.). Educação, universidade e pesquisa. Marília: Unesp-Marília-Publicações; São Paulo: FAPESP, 2001.

CARNEIRO, M. V. Diretrizes para uma política de indexação. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 221-41, set. 1985.

CINTRA, A. M. M. Para entender as linguagens documentárias. São Paulo: Polis/APB, 1994.

CINTRA, A. M. M. Estratégias de leitura em Documentação. In: SMlT, J. (Coord.). Análise documentária: a análise da síntese. Brasília: IBICT, 1987.

FUJITA, M. S. L. Política de indexação de assuntos para bibliotecas universitárias. 2012. Disponível em: http://www.snbu2012.com.br/minicursos-e-oficinas/pdf/Mariangela_Spotti_Lopes_Fujita.pdf. Acesso em: 09 abr. 2017.

FUJITA, M. S. L.; RUBI, M. P. O ensino de procedimentos de política de indexação na perspectiva do conhecimento organizacional: uma proposta de programa para a educação à distância do bibliotecário. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, p. 48-66, jan./abr. 2006.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004.

LANCASTER, F. W. Information retrieval systems: characteristics, testing, and evaluation. New Yourk, J. Willey, 1968.

NAVES, M. M. L. Curso de Indexação: Princípios e técnicas de indexação, com vistas à recuperação da informação. Belo Horizonte: Biblioteca da Universidade Federal de Minas Gerais, 2004. 22 p.

OLDROYD, B. K; CITROEN, C. L. Study of strategies used in online searching. Online Review, v. 1, n. 4, p. 295-310, 1977.

RODRIGUES, T. A. Política de indexação em bibliotecas destinadas às necessidades dos usuários deficientes visuais. 2014. 98 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2014.

SOARES, K. de M. et al. A prática da indexação. João Pessoa: Universidade Estadual da Paraíba, 2014. Cap. 3. 14 slides. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgSPwAJ/pratica-indexacao-slide. Acesso em: 09 abr. 2014.

Downloads

Publicado

2018-06-09

Como Citar

Silva, R. C. da, & Brito, J. F. (2018). Proposta de um manual de indexação para bibliotecas universitárias. Informação@Profissões, 7(1), 92–113. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n1p92

Edição

Seção

Comunicações