Profissional da Informação no contexto dos Dados Abertos: o uso do CKAN para a disponibilização e a organização de dados

Caio Saraiva Coneglian, José Eduardo Santarem Segundo

Resumo


Introdução: O desenvolvimento das tecnologias está promovendo um aumento na geração de dados. Neste sentido, há diversas áreas que necessitam promover a abertura de suas informações, em destaque empresarial, institucional, governamental e acadêmica. O profissional da informação pode ter uma atuação neste cenário, porém é necessário que sejam utilizadas tecnologias que contribuam para isso, como a ferramenta CKAN, que promove a disponibilização de dados abertos.

Objetivo: Discutir o uso do CKAN por arquivistas e por bibliotecários para a organização e a representação de dados em formatos abertos.

Metodologia: Qualitativa de caráter exploratório, com embasamento teórico acerca de dados abertos, do sistema CKAN e dos profissionais da informação, e teórico aplicado, pois discutimos o uso do sistema CKAN para as funções dos profissionais da informação, realizando testes em um sistema implantado para este trabalho.

Resultados: Por meio de discussões teóricas e testes dentro da ferramenta, demonstramos a relação do CKAN com as atividades dos profissionais da informação, e como tal ferramenta pode ser utilizado para a execução destas atividades.

Conclusões: O CKAN se mostra como um sistema adequado para a organização e representação de dados abertos tanto para arquivistas quanto para bibliotecários, fornecendo funcionalidades que facilitam a publicação de dados abertos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p55

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.