Exposição de longa duração do panteão da pátria, Brasília: sua relação com o público (2015)

Verônica Bemvenuto de Abreu e Silva, Ana Lúcia de Abreu Gomes

Resumo


Introdução: Este trabalho é resultado da pesquisa de público realizada em setembro de 2015 no Museu do Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília, Distrito Federal. O museu possui um discurso bem definido e é considerado um lugar político. 

Objetivo deste estudo foi analisar a relação do público com aquele espaço, verificar se as pessoas se sentem representadas com o discurso da exposição, identificar os processos que levaram à construção do espaço e fazer uma análise de como os objetivos do Museu são compreendidos pelos visitantes.

Metodologia: Este estudo foi classificado como um estudo de recepção voltado para o visitante espontâneo da exposição. Primeiramente foi feita uma contextualização da história do Panteão, foram coletados dados acerca do Museu e de seu acervo a fim de compreender mais a fundo o que motivou sua criação e qual discurso ele quer transmitir ao visitante. Em um segundo momento, por meio de aplicação de questionários foi feita a identificação de qual era o publico visitante do museu e se os visitantes se identificam ou não com aquele espaço. As informações coletadas foram sistematizadas no programa SPSS.

Resultados: Foi identificado que a maioria dos entrevistados saiu com uma impressão positiva do museu por ele falar da vida de Tancredo Neves e ressaltar um sentimento patriota, mas foi uma minoria dos visitantes que se identificou com os chamados heróis nacionais que o museu apresenta. Os visitantes ainda sentem falta de elementos mais representativos da pluralidade da sociedade no espaço.

Conclusões: Apesar da população ainda sentir necessidade de espaços como o Panteão, deve-se deixar claro que o museu é um espaço para discussões e diálogos, e não para simplesmente apresentar uma história cristalizada e sem questionamentos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p110

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.