Pedagogia, Arquitetura e Biblioteconomia: processos pedagógicos para reestruturar uma biblioteca escolar

Autores

  • Rovilson José da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-8756-9421
  • Teba Silva Yllana Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0001-5633-4147
  • Felipe Martins Menck Universidade Estadual de Londrina (UEL).
  • Giovana Takahashi de Oliveira Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n1p04

Palavras-chave:

Biblioteca escolar, Processos Pedagógicos, Reestruturação arquitetônica, Pedagogia, Arquitetura, Biblioteconomia

Resumo

Introdução: As bibliotecas escolares em geral ainda não conseguiram propiciar, aos seus leitores, um espaço que possam sentir-se acolhidos física, psicológica e culturalmente, e a biblioteca do Instituto Estadual de Educação de Londrina (IEEL) não é uma exceção.
Objetivo: Disseminar as interferências realizadas na biblioteca do IEEL pela equipe do Projeto de extensão “Formação do Mediador de leitura em escola pública” no período de 2012 a 2015.
Metodologia: Os procedimentos foram construídos utilizando metodologia colaborativa multidisciplinar e tiveram a participação de docentes e discentes da UEL, direção, equipe pedagógica e atendentes de biblioteca do IEEL.
Resultados:Foram realizadas interferências na readequação espacial da biblioteca escolar associada à mediação pedagógica da leitura, visando à formação de leitores. Para tanto ocorreram inúmeras reuniões de estudo e pesquisa, discussão a respeito de biblioteca, seu espaço e suas funções, reconhecimento do espaço biblioteca no IEEL e na Biblioteca Central da UEL, construção do projeto arquitetônico confortável e aprazível.
Conclusões: As primeiras readequações espaciais da biblioteca dessa escola pública já têm surtido efeito, pois vêm atendendo às necessidades de uso desse ambiente pela comunidade escolar de forma satisfatória.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rovilson José da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Marília. Professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Teba Silva Yllana, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Felipe Martins Menck, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Graduando em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Giovana Takahashi de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduanda em Arquitetura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Referências

BARBALHO, Célia Regina Simonetti et al. (Org.). As Cartografias da Biblioteca. In: BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Espaços e ambientes para leitura e informação. Londrina: ABECIN, 2012, p. 93- 130.

BÚFALO, Kátia; SILVA, Rovilson José da; BORTOLIN, Sueli. Processo de readequação pedagógica da biblioteca do IEEL. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 16.; SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 7., 2015. Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: Departamento de Educação, 2015, p.155-159. Disponível em: https://bit.ly/3j233Gp. Acesso em: 21 dez. 2015.

OLIVEIRA, Giovana Takahashi de. Estudo preliminar (B) elaborado para a biblioteca escolar do IEEL, em planta. 2014.

PACHECO, Camila Buono et al. Reestruturação arquitetônica e pedagógica da biblioteca escolar de uma escola pública. In: SEMANA DA EDUCAÇÃO, 16.; SIMPÓSIO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, 6., 2015, Londrina. Anais... Londrina: Departamento de Educação, 2015. Disponível em: https://bit.ly/3i93OhM. Acesso em: 21 dez. 2015.

RIBEIRO, Giovana Luppi Pezarini. Estudo preliminar (A) elaborado para a biblioteca escolar do IEEL, em planta. 2014.

SILVA, Rovilson José da; YLLANA, Teba Silva; BORTOLIN, Sueli. Mediação pedagógica numa biblioteca de escola púbica em Londrina. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES - CIBES, 2015, Marília - SP. Anais eletrônicos... Marília - SP: Unesp, 2015. Disponível em: http://fontes.marilia.unesp.br/eventos/index.php/cibes2015/CIBES2015/ paper/view/8. Acesso em: 21 dez. 2015.

SILVA, Rovilson José da et al. Reestruturação arquitetônica e pedagógica da biblioteca de uma escola pública de Londrina. In: SIMPÓSIO DE EXTENSÃO DA UEL [Por Extenso], 3., 2014, Londrina - Pr. Anais... Londrina - Pr: UEL, 2014.

SILVA, Rovilson José da. Projetar a Biblioteca da Escola: recomendações. In: BARBALHO, Célia Regina Simonetti. Espaços e ambientes para leitura e informação. Londrina: ABECIN, 2012, p. 157- 172.

VIDULLI, Paola. Diseño de bibliotecas: guia para planificar y proyectar bibliotecas públicas. Gijón (Asturias): TREA, 1998.

Downloads

Publicado

2016-04-25

Como Citar

Silva, R. J. da, Yllana, T. S., Menck, F. M., & Oliveira, G. T. de. (2016). Pedagogia, Arquitetura e Biblioteconomia: processos pedagógicos para reestruturar uma biblioteca escolar. Informação@Profissões, 5(1), 04–25. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n1p04

Edição

Seção

Comunicações