Interferência da autoimagem do bibliotecário escolar na mediação da informação

Autores

  • João Arlindo Santos Neto Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp), campus de Marília https://orcid.org/0000-0003-1833-911X
  • Tatiane de Fatima Farina Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n1p26

Palavras-chave:

Autoimagem, Autoimagem do bibliotecário, Bibliotecário escolar, Mediação da Informação, Biblioteca escolar

Resumo

Introdução: Analisa a autoimagem do bibliotecário escolar das escolas particulares e públicas de Londrina. Discute os termos autoimagem, imagem e autoestima no contexto do profissional da informação.
Objetivos: Investiga se a autoimagem dos bibliotecários escolares interfere na mediação da informação e verifica como essa interferência ocorre nos processos e nas práticas informacionais.
Metodologia: Apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, a partir de uma revisão bibliográfica e, também, exploratória. Utiliza a pesquisa de campo como método e o questionário com questões abertas e fechadas para coleta de dados.
Resultados: Constata que os bibliotecários escolares são influenciados em suas ações pela autoimagem, bem como outros fatores interferem na mediação, como a imagem e a autoestima do profissional.
Conclusões: Conclui que a autoimagem do bibliotecário escolar interfere na mediação da informação. A imagem do bibliotecário, por sua vez, também é construída a partir de seus atos mediativos e a autoestima do bibliotecário contribui para a construção de sua imagem profissional.

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Biografia do Autor

João Arlindo Santos Neto, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (Unesp), campus de Marília

Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Tatiane de Fatima Farina, Universidade Estadual de Londrina

Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

 

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Publicado

2016-04-25

Como Citar

Santos Neto, J. A., & Farina, T. de F. (2016). Interferência da autoimagem do bibliotecário escolar na mediação da informação. Informação@Profissões, 5(1), 26–51. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n1p26

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