Comunidades de prática: um estudo de caso REDARTE/RJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n2p87

Palavras-chave:

Comunidades de prática, Gestão do conhecimento, Informação em Arte, Redes de bibliotecas, Centros de informação, REDARTE/RJ

Resumo

Introdução: As redes desempenham um papel cada vez mais importante na sociedade.
Objetivo: Identificar e analisar quais características da Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte no Estado do Rio de Janeiro (REDARTE/RJ) se assemelham às de comunidades de prática (CoP) e, caso positivo, verificar se as características observadas podem contribuir para  a maior integração das ações desenvolvidas pelos profissionais de informação em Arte e suas instituições.
Metodologia: Estudo de caso baseado em pesquisa do tipo descritiva e exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa que utilizou para coleta de dados pesquisa documental, entrevista e aplicação de questionário. Identifica pontos fortes e pontos de melhoria.
Resultados: Constata-se que a REDARTE/RJ pode ser caracterizada como uma comunidade de prática, pois possui as características essenciais deste tipo de organização: o domínio, a comunidade e a prática, nas suas atividades, produtos e serviços.
Conclusões: Os pontos fortes e melhoria são identificados, bem como são apresentadas recomendações estratégias de CoP para potencializar as ações da Rede.

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Biografia do Autor

Elisete de Sousa Melo, TRANSPETRO

Mestre em Biblioteconomia UNIRIO. Bibliotecária da TRANSPETRO/RJ.

Mariza Costa Almeida, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Engenharia de Produção pela UFRJ. Professora Adjunta do PPGB UNIRIO.

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Publicado

2016-01-24

Como Citar

Melo, E. de S., & Almeida, M. C. (2016). Comunidades de prática: um estudo de caso REDARTE/RJ. Informação@Profissões, 4(2), 87–111. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n2p87

Edição

Seção

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