Modelo de representação bibliográfica para cartazes cinematográficos aplicando o formato MARC e a proposta de indexação imagética de Panofsky

Ana Maia Cunha, Eliane Serrão Alves Mey

Resumo


Introdução: Embora a Universidade Federal Fluminense ofereça o curso de Graduação em Cinema desde 1968, ainda não há um modelo de representação bibliográfica adequado para catalogar uma coleção especial de total interesse para esta comunidade acadêmica, a de “Cartazes Cinematográficos”.

Objetivo: Apresentar um modelo de representação bibliográfica para cartazes cinematográficos.

Metodologia: Realiza a análise documental e análise de conteúdo da coleção especial “Cartazes Cinematográficos” integrante do acervo da Biblioteca Central do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense tendo como recorte temporal o período de 1930 a 1945, considerado a época áurea do cinema. Utilização do formato MARC e aplicação dos níveis de significado observáveis em imagens segundo o historiador e crítico de arte Erwin Panofsky. Inserção dos dados na Base Pergamum.

Resultados: Exemplifica o modelo de representação sugerido, através da inserção de dez cartazes cinematográficos na Base de Dados Pergamum, a qual é utilizada pelo Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal Fluminense.

Conclusões: Aponta os cartazes cinematográficos como documentos relevantes para o estudo da historiografia cinematográfica nacional e mundial. Elenca os campos MARC considerados apropriados para a catalogação de cartazes cinematográficos.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n2p63

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.