Preâmbulos à preservação digital na rede de bibliotecas da Fiocruz: estudo exploratório sobre a construção de ações institucionais voltadas à salvaguarda de suas coleções

Manoel Silva Barata, Gustavo Silva Saldanha

Resumo


Introdução: Apresenta uma contribuição teórico-empírica ao domínio da preservação nos estudos biblioteconômicos no que tange às informações técnico-científicas armazenadas em suportes digitais.

Objetivo: Compreender a ação do bibliotecário na preservação da memória técnico-científica digital contemporânea sob o ponto de vista biblioteconômico, a partir de análise sobre a Rede de Bibliotecas da Fiocruz.

Metodologia: Análise teórica: através de revisão da literatura sobre a razão filosófica para “preservar” e o papel “discursivo” da preservação no contexto da Biblioteconomia; análise empírica: através da aplicação de questionários com entrevistas aos bibliotecários atuantes da Rede de Bibliotecas da Fiocruz, levantamento secundário, a partir de questionários autoaplicados no quadro de bibliotecários participantes em um fórum específico de preservação na instituição. 

Resultados: O estudo permitiu obter resultados oriundos da reflexão teórica e empírica sobre a ação do bibliotecário em benefício da preservação digital, sob o ponto de vista biblioteconômico, no contexto da Rede de Bibliotecas da Fiocruz.

Conclusões: A preservação da memória técnico-científica digital, diferentemente da memória técnico-científica analógica, caracteriza-se por ser mais complexa quando tratamos da noção de durabilidade e da noção de confiabilidade, e demanda uma constante reavaliação interdisciplinar. Entende-se que atualmente este tema pode ser investigado por diversas disciplinas acadêmicas, dentre elas está a Biblioteconomia.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n2p42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.