A gestão de documentos nos arquivos acadêmicos e a portaria MEC n°. 1.224/2013

João Arlindo Santos Neto, Rosana Pereira dos Santos

Resumo


Introdução: Discute a gestão de documentos nos arquivos acadêmicos universitários, a partir das orientações que a Portaria MEC n°.1.224/2013 propõe aos Institutos Federais de Ensino Superior.

Objetivo: Verifica e analisa se a gestão documental do acervo acadêmico de graduação das Instituições de Ensino Superior da cidade de Londrina/PR está em consonância com a referida portaria.

Metodologia: Apresenta uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo, a partir de uma revisão bibliográfica, e também, exploratória para analisar as atividades desenvolvidas no setor de arquivo acadêmico das Instituições de Ensino Superior, valendo-se de uma coleta de dados utilizando o questionário.

Resultados: Constata a necessidade de uma gestão eficaz com os documentos armazenados no arquivo, para prestar à sociedade um atendimento de qualidade, com base na rapidez e na confiabilidade das informações solicitadas.

Conclusões: Conclui que as Instituições de Ensino Superior agem ainda, de acordo com a rotina administrativa diária, sem se fazer valer de uma legislação arquivística.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n1p82

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Informação@Profissões

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.