Estudo das condições físicas da coleção de livros da área de direito: um exercício didático

Autores

  • Maria Aparecida Lopes Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Maria Elisabete Catarino Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Yara Maria Pereira da Costa Prazeres Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Osny Terciotti Universidade Estadual de Londrina.

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n1p135

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Biblioteconomia, Diagnóstico de acervo, Conservação de coleções

Resumo

Introdução: Relato das atividades práticas desenvolvidas com alunos da Disciplina Preservação de Documentos (2BIB050) do Curso de Biblioteconomia da Universidade Estadual de Londrina-UEL, dentro do Programa de Formação Complementar no Ensino de Graduação por meio do projeto “A contribuição da gestão de bibliotecas universitárias para a formação do aluno de biblioteconomia”.
Objetivo: Avaliar o estado de conservação dos livros do curso de Direito alocados na Biblioteca Setorial de Ciências Humanas /BSCH da UEL.
Metodologia: O exercício de diagnóstico foi realizado após as aulas teóricas sobre agentes de deterioração. Os alunos foram encaminhados para a BSCH para analisar os livros das disciplinas selecionadas tendo como instrumento uma ficha de avaliação adaptada do estudo de KRAMER.
Resultados: Os resultados parciais indicam que a maioria dos livros apresenta sujidades e danos nas capas e lombadas.
Conclusões: Conclui-se que as sujidades e danos identificados são provocados pelo manuseio incorreto e a falta de higienização.  Vale ressaltar que o bibliotecário, como responsável pela conservação e preservação dos acervos que gerencia, deve conhecer e pesquisar os fatores que provocam a deterioração dos materiais e as formas de combatê-los, a fim de estabelecer políticas e programas adequados à sua realidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Aparecida Lopes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Maria Elisabete Catarino, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Tecnologias e Sistemas de Informação pela Universidade do Minho (Portugal). Professora adjunto no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Yara Maria Pereira da Costa Prazeres, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciência da Informação. Professora da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

Osny Terciotti, Universidade Estadual de Londrina.

Bibliotecário especialista em conservação de documentos.

Referências

BECK, I. Manual de conservação de documentos. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997.

BOJANOSKI, Silvana. Oficina: Gestão de preservação de acervos bibliográficos. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17. 2012. Gramado: SNBU, 2012. Disponível em: http://www.snbu2012.com.br/minicursos-e-oficinas/index.php. Acesso em: 20 set. 2014. (Apresentação de Slides).

CATARINO, M. E. (Coord.). Projeto n.477: a contribuição da gestão de coleções de bibliotecas universitárias para a formação do aluno de biblioteconomia. Londrina: UEL, 2012. Disponível em: http://www.sistemasweb.uel.br/index.php?contents=system/prj/ens/inde x.php&pagina=ens-gry-departamento3.php&p-cod-centro=06000000&pcod-deptp=06050000. Acesso em: 19 jul. 2014.

CONWAY, P. Preservação no universo digital. Rio de Janeiro: Projeto conservação preventiva em bibliotecas e arquivos: Arquivo Nacional, 2001.

MAGUETA, Rita de Cassia de Matos. Diagnóstico de conservação fotográfica: uma abordagem arquivística. In: ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA, 11. 2012, Rio Grande. Anais eletrônicos... Rio Grande: FURG, 2012. Disponível em: http//:www.eeh2012.anpuhrs.org.br/resources/anais/18/1346114377_ARQUIVO_Artigosubmetido.pdf. Acesso em: 20 set. 2014.

MOTTA, R. T.; REIS, A. S. dos. Ações de ensino, pesquisa e extensão no LPA-Laboratório de preservação de acervos: um exercício de responsabilidade pública. In: DUARTE, A. B. S.; LOURENÇO, C. de A. (Org.). O carro biblioteca da ECI/UFMG: 38 anos. Belo Horizonte: Rona, 2012, p. 35-47.

OGDEN, S. Métodos de armazenamento e práticas de manuseio. In: BECK, I. (Coord.). Caderno técnico armazenagem e manuseio. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001ª. p. 7-13.

OGDEN, S. A proteção contra os danos provocados pela luz. In: BECK, I. (Coord.). Caderno técnico meio ambiente. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional, 2001b. p.13-22.

OGDEN, S. Temperatura, umidade relativa do ar, luz e qualidade do ar: diretrizes básicas para a preservação. In: BECK, I. (Coord.). Caderno técnico meio ambiente. Rio de Janeiro: Projeto conservação preventiva em bibliotecas e arquivos: Arquivo Nacional, 2001c. p. 7-11.

SILVA, A. G. da. Procedimentos para aumentar a durabilidade de materiais perecíveis:papel. In: SILVA, R. R. G. da (Org.). Preservação documental: uma mensagem para o futuro. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 93-106.

SPINELLI JUNIOR, J. A conservação de acervos bibliográficos & documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 1997.

STOCKER, C. T. Cuidados especiais com acervos bibliográficos: preservação e conservação. In: ABRUNHOSA, J. J. (Org.) Coletânea sobre preservação e conservação de acervos em bibliotecas brasileiras. Nova Friburgo: Êxito Brasil, 2008, p. 53-63.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Resolução CEPE n. 142/2012. Da nova regulamentação ao Programa de Ensino de Formação Complementar. Disponível em: http://www.uel.br/prograd/docs_prograd/resolucoes/2012/resolucao_14 2_12.pdf. Acesso em: 08 out. 2014.

Downloads

Publicado

2015-10-22

Como Citar

Lopes, M. A., Catarino, M. E., Prazeres, Y. M. P. da C., & Terciotti, O. (2015). Estudo das condições físicas da coleção de livros da área de direito: um exercício didático. Informação@Profissões, 4(1), 135–150. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2015v4n1p135

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)