Clube de leitura na biblioteca escolar: manual de instruções

Sueli Bortolin, Zineide Pereira dos Santos

Resumo


Introdução: O presente estudo aborda algumas considerações sobre o ato de ler do aluno adolescente, a função do mediador da leitura na biblioteca escolar e suas ações para manter o aluno leitor e conquistar novos leitores. Com base nesse contexto propomos a criação de um Clube de Leitura como um mecanismo capaz de aproximar leitura, leitores e o mediador da leitura tornando a biblioteca um organismo vivo dentro da escola.

Objetivo: Propor a criação de um mecanismo que possa fomentar a leitura na biblioteca escolar, bem como subsidiar o mediador da leitura na iniciação de jovens para o gosto da leitura.

Metodologia: Bibliográfica com estudos da literatura que lidam com a criação e manutenção de um Clube de Leitura, bem como a abordagem dos termos: leitura e mediador de leitura na biblioteca escolar.

Resultados: Elaboração de um Manual com Instruções para a criação e manutenção de um Clube de Leitura na biblioteca escolar com a missão, os valores, a visão, normas e regulamentos, sugestões de atividades culturais, bem como, de livros e filmes que possam subsidiar os mediadores de leitura.

Conclusões: Aponta para a necessidade da preparação do bibliotecário escolar, pois é a pessoa que está à frente da biblioteca, devendo ser um profissional de referência no ato da leitura e também um dos responsáveis pela formação e manutenção de leitores.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p147

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.