Os e-books nas coleções de bibliotecas escolares: subsídios para elaboração da política de aquisição

Ivone Guerreiro Di Chiara, Elaine Cristina Liviero Tanzawa

Resumo


Introdução: O documento eletrônico como novo suporte informacional tem exigido das bibliotecas mudanças em relação à política de aquisição bem como a necessidade de se colher subsídios para elaboração dessa política, o que motivou a realização desse estudo.

Objetivo: Estabelecer subsídios que auxiliem na elaboração da política de aquisição de e-books para bibliotecas escolares.

Metodologia: pesquisa bibliográfica tendo como fontes as bases de dados mais importantes da área da Ciência da Informação. Os textos selecionados foram artigos de periódicos, livros, teses, dissertações e trabalhos apresentados em eventos no período de 2000 a 2013.

Resultados: Foi possível identificar todos os cuidados que se deve ter quando da aquisição de e-coleções, principalmente nos contratos de licenciamento, os fornecedores e os modelos de negócios utilizados para aquisição desse tipo de material, principalmente e-books.

Conclusões: As informações apresentadas e analisadas poderão servir de subsídios para elaboração de uma política de aquisição de e-books, considerando-se que embora esse suporte tenha as suas próprias características, os procedimentos para aquisição dos materiais que compõem as e-coleções são similares.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p42

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.