História das bibliotecas escolares em Londrina

Autores

  • Rovilson José da Silva Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-8756-9421
  • Leda Maria de Araújo Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p01

Palavras-chave:

Biblioteca Escolar, Londrina, Historiografia

Resumo

Introdução: O presente artigo tem por objetivo apresentar o histórico das bibliotecas escolares no Município de Londrina, seu desenvolvimento desde sua colonização aos dias atuais.
Objetivo: A pesquisa teve por objetivo descrever e analisar o processo de surgimento das bibliotecas escolares dentro do sistema de ensino e a estruturação de bibliotecas nesses espaços, evolução, conquistas e avanços.
Metodologia: É uma pesquisa de cunho bibliográfico, alicerçada na identificação, leitura e análise de escritas, documentos, leis e decretos, que ocorreram ao longo do tempo neste Município.
Resultados: Aborda o percurso histórico das bibliotecas escolares do Município de Londrina, bem como de sua política de formação de leitores, em especial, por meio do projeto Palavras Andantes.  
Conclusões: Esta Instituição, embora atualmente esteja garantida em lei, ainda requer amadurecimento e reflexões mais profundas. Pretende-se com este trabalho apresentar a historiografia das bibliotecas escolares em Londrina e suscitar discussões e contribuições para futuros estudos acerca dessa temática. 

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rovilson José da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Leda Maria de Araújo, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Referências

ASARI, A. Y.; TUMA, M. M. Aspectos Históricos, Físicos, Econômicos e Institucionais do Município de Londrina. Londrina: Prefeitura Municipal, 1978.

BONI, Paulo César. Fincando estacas! A história de Londrina (década de 30) em textos e imagens. Londrina: 2004.

BRASIL. Governo Federal. Lei n. 10.753 de 30 de outubro de 2003. Da Política Nacional do Livro – Diretrizes Gerais. Disponível em: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/leis/2003/lei10753.htm. Acesso em: 20 fev. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Avaliação de bibliotecas escolares no Brasil Brasília: Ministério da Educação, 2011.

BRASIL. Ministério da Cultura. Prêmio Viva Leitura 2008. Disponível em: http://www.premiovivaleitura.org.br/pdf/vivaLeitura2008.pdf. Acesso em: 25 fev. 2013.

CANDOTTI, Eliane A. Memórias da cidade: Londrina 1930/1960. 1997. Monografia (Especialização em História) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 1997.

CÉSAR, Zênite T. R. Estudo da evolução do ensino municipal de Londrina 1930- 1970.1976. Tese (Livre Docência) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1976.

COUTINHO, Humberto Puiggari. Londrina 25 anos de sua história. São Paulo: gráfica universal, 1959.

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Museu histórico Pe. Carlos Weiss. Boletim, Londrina, n. 6, 1980.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. Biblioteca Pública de Londrina: 50 anos no coração da cidade. Londrina: Midiograf, 2001.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. O que fizemos o que fazemos o que faremos. Sec. Ed. e Cultura Londrina. Prefeitura Municipal. Bibliotecas Escolares. Disponível em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=232&Itemi d=306. Acesso em: 03 jan. 2013.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. Biblioteca Infantil de Londrina. Disponível em: http://www.londrina.pr.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=229&Itemi d=304. Acesso em 12 fev. 2013.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. Weiss Projeto Sócio pedagógico de novas diretrizes educacionais para o Município de Londrina. Curitiba: Consulplan, 1969.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. Relatório de atividades da Biblioteca Infantil de Londrina. Londrina: Sec. Ed. Cultura, 2013.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. Lei nº 11.535, de 9 de abril de 2012. Dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura de Londrina, seus princípios, objetivos, estrutura, organização, gestão, interrelações entre os seus componentes, recursos humanos, financiamento e dá outras providências. Disponível em: http://www2.londrina.pr.gov.br/jornaloficial/images/stories/jornalOficial/jornal_1845_assin ado.pdf. Acesso em: 5 abr. 2013.

PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria de Estado de Educação. Ato Administrativo n. 282 de 2012. Londrina: NRE, 2012a.

PARANÁ. Governo do Estado. Secretaria de Estado de Educação. Pasta de documentação escolar do Colégio Evaristo da Veiga. Londrina: NRE, 2012b.

SILVA, Rovilson José. A hora do conto na escola: paradoxos e desafios. Revista Terra e Cultura, Londrina, n. 43, ano 22, jul./dez, 2006a. Disponível em: http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/terra_cultura/n43/terra_07.pdf. Acesso em: 5 abr. 2013.

SILVA, Rovilson José.Biblioteca escolar e a formação de leitores: o papel do mediador de leitura. Londrina: Eduel, 2010.

SILVA, Rovilson José.O professor mediador de leitura na biblioteca escolar da rede municipal de Londrina: formação e atuação. 2006. 267 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, Marília, 2006b. Disponível em: http://base.repositorio.unesp.br/handle/11449/101530. Acesso em: 5 abr. 2014.

Downloads

Publicado

2015-02-25

Como Citar

Silva, R. J. da, & Araújo, L. M. de. (2015). História das bibliotecas escolares em Londrina. Informação@Profissões, 3(1-2), 01–20. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p01

Edição

Seção

Comunicações