Bibliotecário e Arquivista: contribuições estratégicas nas organizações

Márcio da Silva Finamor, Claudio Paixão Anastácio de Paula

Resumo


Introdução: Essa pesquisa apresenta uma reflexão teórica sobre os processos de atuação e atividades dos profissionais da informação: bibliotecário e arquivista. Estabelece um breve panorama de suas atividades, consideradas estratégicas na literatura da área.

Objetivo: Apresentar as perspectivas e possíveis contribuições do bibliotecário e arquivista para o desenvolvimento e aplicação de atividades estratégicas da informação em organizações.

Metodologia: Revisão de literatura sobre o profissional bibliotecário e arquivista, suas funções e atividades nas organizações. Um estudo teórico fundamentado em autores da Ciência da Informação.

Resultados: As ações realizadas pelos bibliotecários e arquivistas maximizam e promovem o uso da informação. Com os conceitos e técnicas fundamentais da área, como coleta e tratamento de documentos e informações, reaplica em um contexto renovado e de forma valorada. Os processamentos técnicos desse profissional são mais estratégicos do que qualquer atividade de gestão e necessários em qualquer ambiente. O profissional – arquivista – exerce maior atividade estratégica que qualquer um outro profissional da informação.

Conclusões: Conclui que o bibliotecário e arquivista possuem em seu perfil, formação, habilidades, atividades técnicas (tradicionais), teóricas, de gestão e de cunho estratégico para a organização. Suas atividades e contribuições são mais que estratégicas, são também sociais. Suas perspectivas e possíveis contribuições são promissoras e relevantes. Como também favorecem o apoio em tomadas de decisão, na criação de novos conhecimentos e no tratamento da informação com qualidade. Possuem um papel diferenciado nos processos de Gestão da Informação (GI), Gestão do Conhecimento (GC), Gestão de Documental (GD) e de Inteligência Competitiva (IC), pois tradicionalmente, lida com a informação de forma técnica e teórica.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p228

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.