Pesquisa escolar: percurso de ação rumo ao conhecimento

Ana Cristina de Albuquerque, Claudinéia Aparecida Bertin Borges

Resumo


Introdução: O presente trabalho busca apresentar a importância da biblioteca escolar, aprofundando-se as discussões já iniciadas sobre o tema. Ao mesmo tempo exibe a relevância da atuação do bibliotecário na busca da geração do conhecimento por meio da prática da pesquisa, da reflexão e da discussão.

Objetivo: Analisar por meio da literatura da área de ciência da informação, como o bibliotecário pode contribuir e incentivar a pesquisa na escola.

Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura científica relacionada à temática sobre a pesquisa escolar e ao trabalho do bibliotecário. Levantamento de relatos de pesquisa e relatos de experiência sobre ações desenvolvidas com o objetivo de promover o estímulo à pesquisa.

Resultados: Nos vários relatos de experiência e de pesquisa analisados durante a pesquisa percebeu-se que o trabalho só surtiu efeito ou foi conduzido de forma satisfatória quando nela estavam envolvidos vários agentes: professor, aluno, bibliotecário, etc.

Conclusões: Quando se aborda as relações existentes entre a pesquisa, o bibliotecário e o conhecimento, são reveladas inúmeras implicações, as quais, trazidas pelos relatos compilados, devem ser consideradas como elementos basilares para a compreensão da importância de se implementar, no âmbito das bibliotecas escolares, ações concretas de estímulo à competência informacional. 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p21

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.