Terminologias da área jurídica em sistemas de organização do conhecimento à luz do Código de Processo Civil Brasileiro: com ênfase na Classificação Decimal Universal e Classificação Decimal de Direito

Maria Giovane Fogaça, Brígida Maria Nogueira Cervantes

Resumo


Introdução: a terminologia da área jurídica necessita ser observada no que se refere ao nível de especificidade dos termos utilizados para a representação de conceitos por meio de termos em sistemas de organização do conhecimento.

Objetivo: analisar as terminologias da área jurídica presentes nos sistemas classificação decimal universal (CDU) e classificação decimal de direito e/ou classificação da doris (CDDIR) à luz do código de processo civil.

Metodologia: pesquisa bibliográfica e documental, com procedimento comparativo e abordagem qualitativa.

Resultados: evidenciou-se alguns aspectos, tais como: a temporalidade dos sistemas, a formação do conceito, a relação hierárquica, a relação de equivalência, a sinonímia, o nível de compatibilidade.

Conclusões: conclui-se que os sistemas de classificação cdu e cddir podem ser considerados compatíveis em relação ao cpc, posto que todos os termos puderam ser representados – em uma classe geral ou em uma mais específica – nesses sistemas. 

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n1p83

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.