Ação discursiva do bibliotecário escolar; Acción discursiva la bibliotecaria de la escuela

Autores

  • Simone Alves da Silva Colégio Pedro II
  • Clóvis Ricardo Montenegro de Lima Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). https://orcid.org/0000-0002-6337-3918

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n2p134

Palavras-chave:

Bibliotecário escolar, Habermas, Agir comunicativo, Discurso

Resumo

Introdução: O presente estudo tece algumas considerações sobre a biblioteca e a prática profissional do bibliotecário escolar. Com base nisso, apresenta reflexões acerca do seu agir no processo de ensino-aprendizagem em uma perspectiva comunicativo-discursiva.
Objetivo: Refletir a prática do bibliotecário escolar à luz das Teorias do Agir Comunicativo e do Discurso de Jürgen Habermas.
Metodologia: Estudo bibliográfico das obras de Jürgen Habermas e revisão de literatura que centra-se na prática do bibliotecário escolar.
Resultados: Devido a emergência de uma racionalidade comunicativa e pedagógica na prática do bibliotecário escolar, as teorias de Jürgen Habermas se constituem em um importante referencial teórico, pois podem promover o desenvolvimento de estruturas cognitivas e sócio-afetivas individuais, ética e política, bem como a criação de solidariedade e a formação de identidades sociais permitindo que a comunidade escolar ascenda a novos patamares de integração social.
Conclusões: Aponta para a necessidade de o bibliotecário refletir a sua prática no ambiente educacional, tendo em vista que este profissional geralmente é visto como guardião de livros, ordenador e detalhista técnico. Indica a importância de se desenvolver novos estudos sobre essa temática que envolva outros elementos de análise permitindo assim avaliações mais detalhadas.

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Biografia do Autor

Simone Alves da Silva, Colégio Pedro II

Mestre em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Bibliotecária da Biblioteca Central do Colégio Pedro II.

Clóvis Ricardo Montenegro de Lima, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Pós-doutor em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Pesquisador adjunto IBICT.

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Publicado

2013-12-15

Como Citar

Silva, S. A. da, & Lima, C. R. M. de. (2013). Ação discursiva do bibliotecário escolar; Acción discursiva la bibliotecaria de la escuela. Informação@Profissões, 2(2), 134–157. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n2p134

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