Competência comunicativa: uma competência administrativa para o bibliotecário universitário contemporâneo; Competência comunicativa: una competência administrativa para el bibliotecario contemporaneo

Fabiana Menezes Santos da Silva, Geni Chaves Fernandes, Clóvis Ricardo Montenegro de Lima

Resumo


Introdução: Nesta pesquisa indaga-se sobre competências administrativas que permitam aos bibliotecários gerenciarem suas bibliotecas nas atuais sociedades complexas, considerando-se que a própria Ciência Administrativa tem renovado seus aportes teóricos a fim de contemplar estruturas organizacionais mais flexíveis e participativas em seus arranjos e decisões.

Objetivo: Propor a competência comunicativa como elemento fundamental da competência administrativa de bibliotecários na contemporaneidade.

Metodologia: Revisão de literatura sobre os modos de gestão e as competências em administração de bibliotecários brasileiros e suas origens. Exame da literatura das alternativas administrativas, baseadas nas teorias de Habermas e Luhmann, que pretendem contemplar modos de gestão em sociedades complexas.

Resultados: Identificam-se limitações nas competências administrativas dos bibliotecários, ainda muito alicerçadas na emergência das bibliotecas públicas do século XIX, quando a formação de bibliotecários tomou o caminho de um saber técnico para o tratamento documental, que hoje precariza suas habilidades administrativas. Dentre as habilidades administrativas para re-configurar bibliotecas contemporâneas se destaca, como um primeiro resultado desta pesquisa, a competência comunicacional, própria de uma Administração Discursiva, capaz de abrir espaços argumentativos para uma reconstrução racional e consensual de modelo de biblioteca próprio às sociedades complexas.

Conclusões: Os esforços para garantir competência administrativa do bibliotecário devem incluir sua competência comunicativa como habilidade indispensável para formulação de novos modelos de bibliotecas em sociedades complexas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2013v2n2p119

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.