Diretrizes para busca de informação no ciberespaço; Directrices para la búsqueda de información en el ciberespacio

Ilza Almeida de Andrade, Silvana Drumond Monteiro

Resumo


Introdução: O ciberespaço é um espaço semântico/semiótico, desterritorializado, em constante modificação e a Web é seu principal constructo. O acesso ao ciberespaço e a Web se dá por meio dos mecanismos de busca que são tecnologias da informação que fazem a indexação automática dos conteúdos desses espaços; no entanto, tradicionalmente, utilizam palavras-chave ou descrições textuais para processarem a busca, o que dificulta a recuperação da informação de acordo com o contexto buscado pelo leitor. A grande riqueza da indexação maquínica são as múltiplas sintaxes, não obstante, o aspecto semântico é necessário para atribuir sentido a query, ou seja, a questão de busca. Entretanto, a elaboração de estratégias de busca facilita a recuperação de conteúdos ajustados ao contexto do leitor.

Objetivo: Exemplificar como os mecanismos estão processando a busca (pragmática).

Metodologia: Pesquisa documental com abordagem qualitativa e a análise documental como método e técnica.

Resultados: Demonstraram que os mecanismos de busca selecionados proporcionam a busca contextual, porém, se as estratégias de busca forem elaboradas corretamente.

Conclusões: O bibliotecário de referência deve conhecer e estudar as interfaces dos mecanismos de busca, tanto para buscar conteúdos que não estão indexados nas bases de dados, quanto para recomendar para os leitores. O bibliotecário de referência também deve utilizar sua habilidade prática de busca da informação para instruir e treinar o leitor nas técnicas e estratégias de busca.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p186

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.