Memória institucional da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN); Memória institucional de la Asociación Brasileña de Educación en Ciencias de la Información (ABECIN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p170

Palavras-chave:

Memória institucional, Informação arquivística, ABECIN

Resumo

Introdução: A memória institucional é um elemento importante para o funcionamento das instituições, tanto para garantir a informação estratégica viabilizando o planejamento organizacional e à tomada de decisão, como assegurar por meio de seu caráter histórico e probatório a consolidação de sua identidade institucional. Para tanto, buscou-se identificar os documentos de valor permanente produzidos e recebidos pela ABECIN e verificar se esses documentos, quaisquer que sejam os suportes, vêm sendo tratados, seguindo os princípios arquivísticos.
Objetivo: Investigar como ocorre a guarda e o uso dos documentos de valor permanente, visando à constituição da memória institucional da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN).
Metodologia: Pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para a coleta de dados, optou-se pelo questionário semiestruturado, analisados e apresentados por meio de gráfico e quadro.
Resultados: Identificam os documentos de valor permanente; os tipos documentais, seu grau de importância, quais subsidiam as atividades da ABECIN e sua frequência de uso.
Conclusões: Destacam a importância da memória institucional no campo de investigação da Ciência da Informação e os procedimentos para que sua história e sua memória sejam preservadas. Apresentam algumas ações objetivas e exequíveis para o acesso à documentação de valor permanente. Essas ações permitem e incentivam os dirigentes a buscar metodologias pertinentes para otimizar o fluxo das informações orgânicas e de natureza arquivística, que são imprescindíveis para a história da organização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marlene de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Gestão da Informação - Universidade Estadual de Londrina. Servidora no Centro de Documentação e Pesquisa Histórica - CDPH da Universidade Estadual de Londrina

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP Campus de Marília. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina

Referências

ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ABECIN. Estatuto. 2001. Disponível em: http://www.abecin.org.br/portal/institucional/estatuto.php. Acesso em: 15 out. 2011.

SSOCIAÇÃO DOS ARQUIVISTAS BRASILEIROS. Princípios éticos do arquivista. Disponível em: http://www.aab.org.br/index.php?option= com_content&view=article&id=69&Itemid=65. Acesso em: 21 ago. 2012.

CAMPAGNARO, Emir; BARTALO, Linete. O sistema documentador: competências e habilidades para o uso. In: TOMAÉL, Maria Inês; JESUS, José Antonio Guazelli (Org.). Informação em múltiplas abordagens: acesso, compartilhamento e gestão. Londrina: EDUEL, 2010. p.117-133.

CARVALHO, Elizabeth Leão. Informação orgânica: recurso estratégico para tomada de decisão pelos membros do Conselho de Administração da Universidade Estadual de Londrina. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas. 2001.

CASSARES, Norma C.; MOI, Claudia. Como fazer conservação preventiva em arquivos e bibliotecas. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial, 2000.

CELEPAR. Documentador: descrição do produto. Disponível em: http://www.documentador.celepar.pr/. Acesso em: 16 abr. 2012.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC, 2003.

CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS - CONARQ. Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos. Modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos: e-ARQ. Versão 0. Rio de Janeiro, 2006.

COSTA, Icléia Thiesen Magalhães. Memória institucional: a construção conceitual numa abordagem teórico-metodológica. 1997. 169 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 1997.

COSTA, Luciana Ferreira da; SILVA, Alan Curcino Pedreira da; RAMALHO. Francisca Arruda. Para além dos estudos de uso da informação arquivística: a questão da acessibilidade. Ciência da Informação, Brasília, v. 39, n. 2, p.129-143, maio/ ago., 2010.

FONSECA, Maria Odila; JARDIM, José Maria. As relações entre a arquivística e a ciência da informação. Informare, Rio de Janeiro, v. 1, p. 41-50, jan./jun. 1995.

HEREDIA HERRERA, Antonia. Archivistica general: teoria y prática. 6. ed. Sevilla: Gráficas Del Sur, 1993.

LACOMBE, Francisco et al. Administração: princípios e tendências. São Paulo: Saraiva, 2003.

MATOS, Maria Teresa Navarro de Britto. Memória institucional e gestão universitária no Brasil: o caso da Universidade Federal da Bahia. 2004. 184 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

OLIVEIRA, Marlene de. Memória Institucional da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN). 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2012.

REIS, Leonardo; SANTOS, João Tiago. Arquivologia facilitada: teoria e questões. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

ROUSSEAU, Jean-Yves; COUTURE, Carol. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998.

SILVA, Armando Malheiro da et al. Arquivística: teoria e prática de uma ciência da informação. Porto: Afrontamento, 1998. v. 1.

Downloads

Publicado

2013-03-25

Como Citar

Oliveira, M. de, & Bortolin, S. (2013). Memória institucional da Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN); Memória institucional de la Asociación Brasileña de Educación en Ciencias de la Información (ABECIN). Informação@Profissões, 1(1/2), 170–185. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p170

Edição

Seção

Comunicações