Competência informacional na Auditoria Interna da Universidade Estadual de Londrina; Alfabetización informacional en la auditoría interna en la Universidad Estatal de Londrina

Autores

  • Sérgio Hiroshi Manabe Universidade Estadual de Londrina (UEL) https://orcid.org/0000-0002-3526-3172
  • Maria Júlia Giannasi Kaimen Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p77

Palavras-chave:

Competência informacional, Comportamento informacional, Auditoria interna, Administração pública

Resumo

Introdução: A sociedade encontra-se em cenário de rápidas mudanças, especialmente em decorrência dos avanços tecnológicos e dos novos recursos de comunicação. Neste contexto, ocorre uma crescente cobrança por maior eficiência, eficácia, moralidade, economicidade e efetividade no setor público. Assim, cabe ao administrador público zelar para que haja um melhor gerenciamento dos recursos públicos.
Objetivo: Identificar se os integrantes da Assessoria de Auditoria Interna (AAI) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) apresentam padrões de competência informacional, segundo os parâmetros e indicadores de desempenho aprovados pela American Library Association (ALA).
Metodologia: Estudo descritivo, com abordagem quali-quantitativa. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário com uma escala de Likert, estruturado a partir de indicadores e resultados esperados.
Resultados: Dentre os indicadores analisados pode-se destacar que os respondentes: avaliam suas fontes criticamente e incorporam informações selecionadas em sua base de conhecimento e sistemas de valores; que observam o comportamento de utilizar, de forma individual ou coletivamente, a informação de forma efetiva para atingir um propósito específico; e que compreendem as questões econômicas, legais e sociais que cercam o acesso e uso da informação de forma ética e legal. Portanto, pode-se afirmar que os mesmos apresentaram alguns padrões de competência informacional da ALA.
Conclusões: Além da competência informacional, necessária ao sucesso no compartilhamento da informação, este trabalho contribuiu para uma reflexão dos envolvidos, para que haja um aprofundamento na questão, de forma a melhorar, cada vez mais, as atividades desenvolvidas, assim como para a sensibilização acerca da competência informacional, que transcende o âmbito institucional, passando-se para a esfera social, ao aprendizado ao longo da vida, ao “aprender a aprender”, que torna os indivíduos capazes de tomar decisões acerca de todos os aspectos da vida.

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Biografia do Autor

Sérgio Hiroshi Manabe, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Gestão da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual de Londrina.

Maria Júlia Giannasi Kaimen, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2013-03-24

Como Citar

Manabe, S. H., & Giannasi Kaimen, M. J. (2013). Competência informacional na Auditoria Interna da Universidade Estadual de Londrina; Alfabetización informacional en la auditoría interna en la Universidad Estatal de Londrina. Informação@Profissões, 1(1/2), 77–92. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p77

Edição

Seção

Comunicações