A influência da cultura organizacional na utilização de sistemas de informações em organizações públicas; La influencia de la cultura organizacional en el uso de los sistemas de información en las organizaciones públicas

Fabiana Regina Borelli Amorim, Maria Inês Tomaél

Resumo


Introdução: O grande desafio para as organizações deixou de ser o modo de se administrar a produção, mas passa a ser como organizar a informação, de tal maneira que apoie os processos internos e facilite a tomada de decisão. Entretanto, apesar da grande quantidade de sistemas automatizados que buscam melhor organizar as informações, ainda se percebe algumas dificuldades de utilização de ferramentas informacionais por parte dos membros das organizações, em especial as burocráticas de caráter público.

Objetivos: Analisar a interferência da cultura organizacional para o uso pleno do sistema de informação em uma Prefeitura Municipal para verificar o processo de utilização desse sistema.

Metodologia: Estudo de caso, e a coleta de dados foi realizada por meio de questionários e entrevistas.

Resultados: Os resultados demonstram resistência por parte dos funcionários na utilização de ferramentas informacionais automatizadas e outros fatores culturais que interferem no aproveitamento das informações, sendo que os principais são: apego ao documento físico e atos presenciais, alto índice de processos pendentes e a não utilização de relatórios do sistema em atividades de gerenciamento.

Conclusões: Embora se tenha verificado atitudes de desconfiança imputadas às informações digitais, a grande maioria dos participantes desta pesquisa, acredita que suas informações estão seguras no sistema. Isso demonstra uma incoerência com as ações, tendo em vista que se realmente julgassem que as informações estivessem seguras, não seria necessário meios de comprovação materializada em papel. Esta incoerência confirma o caráter cultural da atitude, posto que não haja maior consistência nas justificativas apresentadas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p56

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Inf. Prof.

Londrina/PR - Brasil
ISSN: 2317-4390 (versão online)

DOI: 10.5433/2317-4390

infoprof@uel.br

 


 
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.