Regime de informação: contribuições para implementação de políticas institucionais de desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu e para atendimento à avaliação da Capes; Sistema de información: contribuciones para implementar políticas de ...

Autores

  • Rosângela Ramsdorf Zanetti Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Terezinha Elisabeth da Silva Câmara dos Deputados - DF https://orcid.org/0000-0002-6176-7462

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p20

Palavras-chave:

Regime de informação, Política da informação, Avaliação da Capes, Programa de pós-graduação stricto sensu, Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Introdução: A avaliação dos programas de pós-graduação, realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) há mais de 35 anos, com base em informações coletadas junto aos próprios programas, constitui-se em uma importante política governamental para impulsionar o desenvolvimento da pós-graduação e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil.
Objetivo: identificar e analisar o regime de informação adotado no processo de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEL, assim como os elementos que os compõem, visando a melhoria do processo de informação da Capes e subsídios para o planejamento de políticas institucionais de desenvolvimento da pós-graduação, da produção científica e tecnológica em âmbito institucional.
Metodologia: A pesquisa de natureza aplicada utilizou como estratégia de investigação qualitativa um roteiro de entrevista, junto aos coordenadores de programas de pós-graduação stricto sensu da UEL, que permitiu identificar e caracterizar o regime de informação presente no processo de avaliação, seus elementos, bem como as possíveis interferências para o desenvolvimento dos programas nesse contexto.
Resultados: O regime de informação no processo de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu da UEL é caracterizado da seguinte forma: “Atores” que interagem entre si, utilizando-se de “recursos” para busca e tratamento das informações necessárias ao processo de avaliação e que, por meio de “canais”, disseminam os produtos e resultados que, por sua vez, geram “mensagens” diversas, com diferentes níveis de compreensão e de atuação.
Conclusões: Apresentam subsídios e reflexões para gestores acadêmicos e administrativos para uma melhor gestão da informação, para o estabelecimento de políticas de desenvolvimento dos programas e das atividades de pós-graduação stricto sensu e para o processo de avaliação da Capes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosângela Ramsdorf Zanetti, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Gestão da Informação pela Universidade Estadual de Londrina/PR

Terezinha Elisabeth da Silva, Câmara dos Deputados - DF

Doutora em Multimeios pela Universidade de Campinas/SP. Professora adjunto aposentada da Universidade Estadual de Londrina. Analista Legislativo da Câmara dos Deputados.

Referências

BARRIGA, Angel Diaz. A avaliação no marco das políticas para a educação superior: desafios e perspectivas. In: SOBRINHO, Jose Dias; RISTOFF, Dilvo I. Ristoff (Org.). Avaliação e compromisso público: a educação superior em debate. Florianópolis: Insular, 2003. p. 77-95.

CARVALHO, Adriane Maria Arantes, PINHEIRO, Marta Macedo Kerr. Regime de informação em arranjos produtivos locais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008.

DIAS, Ivan Frederico Lupiano; IDA, Elza Iouko. Gestão do desenvolvimento e tecnológico na UEL. In: ALMEIDA, Marcio (Org.). A universidade possível: experiências de gestão universitária. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2001. p. 73-91.

FROHMANN, Bernd. Taking information policy beyond information science: applying the actos network theory. In: ANNUAL CONFERENCE CANADIAN ASSOCIATION FOR INFORMATION SCIENCE, 23., 1995, Edmonton, Alberta. Annals... Edmonton, 1995. Disponível em: . Acesso em: 15 dez. 2010.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p. 60-76, jan./abr. 2003.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. Da política de informação ao papel da informação na política contemporânea. Revista Internacional de Estudos Políticos, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 57-93, abr. 1999.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélida. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 1, p. 27-40, jan./abr. 2002.

GONZÁLEZ DE GÓMEZ, Maria Nélia; CHICANEL, Marize. A mudança de regimes de informação e as variações tecnológicas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 9., 2008, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2008, p. 1-14.

RIBEIRO, Renato Janine. Para que serve a avaliação da Capes. Disponível em: . Acesso em: 8 out. 2011.

SILVA, Terezinha Elisabeth; PINHEIRO, Marta Machado Kerr. Políticas de informação no âmbito do ENANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO – ENANCIB, 12., 2011, Brasília. Anais... Brasília: Thesaurus, 2011. p. 1627-1642.

SILVA, Terezinha Elisabeth; TOMAÉL, Maria Inês. Política de informação: tendências internacionais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - ENANCIB, 10., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: PPGCI/UFPB; ANCIB, 2009. p. 1473-92.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA. Relatório de auto-avaliação institucional. Londrina, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/cpa/Relatorio_. Acesso em: 13 ago. 2011.

Downloads

Publicado

2013-03-24

Como Citar

Zanetti, R. R., & Silva, T. E. da. (2013). Regime de informação: contribuições para implementação de políticas institucionais de desenvolvimento da pós-graduação stricto sensu e para atendimento à avaliação da Capes; Sistema de información: contribuciones para implementar políticas de . Informação@Profissões, 1(1/2), 20–39. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2012v1n1/2p20

Edição

Seção

Comunicações