v. 25 n. 1 (2019)

					Visualizar v. 25 n. 1 (2019)
Publicado: 2019-07-29

Apresentação

Artigos

  • Cem anos: livro escolar de História do Brasil (1808-1908)

    Maria Inês Sucupira Stamatto
    13-40
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p13
  • Religiosidades: uma análise de duas coleções de livros didáticos do ensino público Brasileiro

    Elison Antonio Paim, Guilherme Braunsperger de Lima Vieira
    41-69
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p41
  • De boas intenções o inferno está cheio: as metodologias de ensino nos livros didáticos de História

    Olavo Pereira Soares, Juliana Renata Miguel Monteiro
    71-96
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p71
  • Livro didático do PNLD campo: considerações sobre ensino de História em escolas localizadas no campo

    Rita de Cássia Gonçalves, Geyso Dongley Germinari
    97-118
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p97
  • A análise das representações e narrativas sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em livros didáticos do ensino médio em Cuiabá/MT

    Jaqueline Ap. M. Zarbato
    119-138
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p119
  • Material didático do Programa NEJA: tensões entre possibilidades emancipatórias e currículo prescritivo no trabalho docente em História

    Alessandra Nicodemos, Débora Petrillo Grasso Flor
    139-157
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p139
  • O que aconteceu com as pessoas? a ditadura nos livros didáticos de História

    Juliana Pirola da Conceição Balestra, Rogério Anderson Silva
    159-182
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p159
  • Percepções acerca do ensino e aprendizagem em História: uma análise sobre a temporalidade e o livro didático

    Flávio Batista dos Santos
    183-202
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p183
  • O protagonismo indígena nas aulas de História: problemas e desafios no livro didático.

    Francis Mary Soares Correia da Rosa
    203-226
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p203
  • Por que e para quê ensinar História?

    Maria Terezinha Bellanda Galuch, Cleonice Aparecida Raphael da Silva
    227-252
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p227
  • Quilombo, identidade e educação escolar: o ensino de História na escola David Miranda em Santana-Amapá

    Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster, Silvaney Rubens Alves de Souza
    253-277
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p253
  • Fotografia, tempo e ensino de História: articulações para uma aprendizagem significativa

    Katani Monteiro Ruffato, Lara Moncay Reginato
    279-304
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p279
  • Porque vocês não sabem do lixo ocidental: ensino de história da educação e a “questão do outro”

    Ana Luiza Jesus Costa
    305-332
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p305
  • O uso de documentos históricos em sala de aula: impactos sociais da Crise de 1929 pelas lentes do fotojornalismo

    Daniel Precioso
    333-351
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p333
  • A Ditadura de 1964-1985 na iniciação à docência: o ensino entre o dever de memória e as disputas midiáticas

    Walter Francisco Figueiredo Lowande, Vinícius Pedro Fonseca, Pedro Otávio Carvalho Fernandes
    353-372
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p353
  • A Universidade, o Museu e a Escola: o ensino de História e o viés extensionista

    Érika Oliveira Amorim, Luciana do Carmo Narciso, Thaise Oliveira Paula
    373-389
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p373

História da Educação

Resenhas

Laboratório (artigo)

  • O ensino de História Antiga em debate: educação com pluralidade ou tradicionalismo acadêmico?

    Matheus Vargas de Souza
    571-588
    DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.2019v25n1p571

Expediente