Fazendo História: possibilidades didáticas para a problematização teórica da pesquisa histórica nas salas de aula da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p135

Palavras-chave:

Ensino de História, Prática de Ensino de História, Teoria e Metodologia da História

Resumo

O artigo discute a pertinência da abordagem, por professores da Educação Básica, de alguns conceitos e procedimentos relativos à construção do conhecimento histórico pelos historiadores. Defende-se o potencial desta abordagem para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias para que os estudantes reconheçam a diversidade de discursos sobre o passado e, ao mesmo tempo, tornem a sua percepção sobre a realidade presente mais complexa. Apresentamos uma experiência docente com turmas de estudantes dos últimos anos do ensino fundamental, na qual foram abordados alguns conceitos fundamentais do trabalho do historiador, como memória, fontes históricas, tempo histórico e narrativa. Como resultado, o artigo sugere possibilidades didáticas adaptáveis a diferentes contextos escolares para a problematização teórica da pesquisa histórica em sala de aula. Por fim, mostra-se como este tipo de abordagem vai ao encontro das premissas e dos objetivos do ensino de História previstos na Base Nacional Comum Curricular para o ensino fundamental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alessandra Soares Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio pós-doutoral em História em andamento na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Centro Pedagógico da UFMG.

Paula Miranda de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

ASHBY, Rosalyn. Desenvolvendo um conceito de evidência histórica: as ideias dos estudantes sobre testar afirmações factuais singulares. Educar, Curitiba, Edição Especial, 2006.

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: FERREIRA, M. de M.; AMADO, J. (Orgs.). Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. 2017.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: FGV, 2011.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

FERREIRA, Marieta de Moraes; FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. Rio de Janeiro, FGV, 2013.

GOMES, Angela de Castro. Escrita de si, escrita da História. In: GOMES, Angela de Castro (org.). Escrita de si, escrita da História. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

MATTOZZI, I. Arquivos simulados e didática da pesquisa histórica: para um sistema educacional integrado entre arquivos e escolas. História Revista, Goiânia, v.14, n.1, p.321-336, jan./jun. 2009.

MONTEIRO, Ana Maria. Ensino de História: entre história e memória. Anais do I Seminário de Pesquisa e Práticas Educativas: os desafios da pesquisa no ensino de História. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, n. 10, 1993.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 5, n. 10, 1992.

PROST, Antoine. Doze lições sobre a história. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

ROHR, Fernanda Pinto Ferreira. Unidade Didática de História – A pesquisa histórica em sala de aula: seleção e análise de fontes, sistematização de informações e produção de narrativa. In: CADERNOS PDE. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE: produções didático-pedagógicas. Volume II. Curitiba, 2016.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica. Teoria da história: os fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora da UnB, 2001.

SEFFNER, Fernando. Teoria, metodologia e ensino de História. In: GUAZELLI, César A. B. et al. Questões de Teoria e Metodologia da História. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.

SEFFNER, Fernando; PEREIRA, Nilton Mullet. O que pode o ensino de história? Sobre o uso de fontes na sala de aula. Anos 90, Porto Alegre, v. 15, n. 28, dezembro 2008.

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Santos, A. S., & Oliveira, P. M. de. (2020). Fazendo História: possibilidades didáticas para a problematização teórica da pesquisa histórica nas salas de aula da Educação Básica. História & Ensino, 26(2), 135–158. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p135

Edição

Seção

Artigos