Currículo escolar, prática pedagógica e saberes disciplinares da História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p73

Palavras-chave:

Currículo, Conhecimento Escolar, Prática Pedagógica, Saber Disciplinar, Ensino de História

Resumo

O presente texto objetiva refletir sobre as relações teóricas entre currículo, disciplina escolar, prática pedagógica e saber disciplinar, com foco para a História – acadêmica e escolar. Parte-se de uma perspectiva teórica crítica do currículo, que o entende como uma construção social negociada, enredada em relações de poder. Nesse sentido, assinala-se a necessidade de investimentos cada vez maiores em pesquisas acerca da História das disciplinas escolares, para que se compreenda como elas foram sendo socialmente construídas em cada contexto histórico, social, político, cultural e curricular de cada país e em cada momento específico, assim como as relações estabelecidas com os saberes disciplinares correspondentes e com a prática pedagógica.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

André Mendes Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). (Departamento de História).

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Referências

ABUD, Kátia. Currículos de História e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. In: BITTENCOURT, Circe (org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. p. 28-41.

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; BIAJONE, Jefferson. Saberes docentes e formação inicial de professores: implicações e desafios para as propostas de formação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 2, p. 281-295, 2007.

BATISTA NETO, José. Saberes pedagógicos e saberes disciplinares específicos: os desafios para o ensino da história. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., 2006, Recife. Anais [...]. Recife: ENDIPE, 2006.

BITTENCOURT, Circe. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

CARDOSO, Oldimar. Para uma definição de didática da história. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 28, p. 153-170, 2008.

CERTEAU, Michel. A escrita da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense editora, 2011.

CHERVEL, André. História das disciplinas ecolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Florianópolis, n. 2, p. 177-229, 1990.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado. Argentina: Editora Aique, 1991.

COSTA, Aryana. Apologia do ensino de história: a didática da história em Jörn Rüsen. In: ENCONTRO ESTADUAL DA ANPUH HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA: ENTRE O NACIONAL E O REGIONAL, 13., 2008, Guarabira. Anais [...]. Guarabira: Anpuh, 2008. p. 1-9.

DOSSE, François. A história. Tradução Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Editora UNESP, 2012.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução de Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

GABRIEL, Teresa; MONTEIRO, Ana Maria. Currículo de história e narrativa: desafios epistemológicos e apostas políticas. In: MONTEIRO, A.M.F.C.; GABRIEL,C.T.; COSTA,W. da; ARAUJO,C.M. de. (org.). Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro: MauadX FAPERJ, 2014. v. 1, p. 23-40.

GIROUX, Henry. Pedagogia Radical: subsídios. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1983.

GOODSON, Yvor. A construção social do currículo. Lisboa: Editora EDUCA, 1997.

GOODSON, Yvor. As políticas de currículo e de escolarização: abordagens históricas. Tradução de Vera Joscelyne. Petrópolis: Vozes, 2008.

GOODSON, Yvor. Currículo: teoria e história. Petrópolis: Vozes, 2012.

LOPES, Alice Casimiro. Conhecimento escolar em química - processo de mediação didática da ciência. Química Nova, São Paulo, v. 20, p. 563-568, 1997.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores: entre saberes e práticas. São Paulo: Educação & Sociedade, São Paulo, v. 22, n. 74, p. 121-142, 2001.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Editora Mauad X, 2007.

NÓVOA, António. Nota de Apresentação. In: GOODSON, Yvor. A construção social do currículo. Lisboa: Editora EDUCA, 1997. p. 9-16.

SOUZA, João Francisco de. E a educação popular: quê?? uma pedagogia para fundamentar a educação, inclusive escolar, necessária ao povo brasileiro. Recife: Bagaço, 2007.

SOUZA, João Francisco de. Prática pedagógica e formação de professores. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2010.

YOUNG, Michael. Para que servem as escolas?. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 101, p. 1287-1302, set./dez. 2007.

YOUNG, Michael. O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 48, set./dez. 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Salles, A. M. (2020). Currículo escolar, prática pedagógica e saberes disciplinares da História. História & Ensino, 26(2), 73–90. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p73

Edição

Seção

Artigos