A pesquisa sobre jogos como recursos didáticos no campo do Ensino de História no Brasil: um estudo do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p374

Palavras-chave:

Jogos. Games, Ensino de História, Historiografia

Resumo

O objetivo deste artigo é abordar o desenvolvimento recente da pesquisa sobre jogos como recursos didáticos no campo do Ensino de História no Brasil. Para tanto, abordaremos a pertinência da reflexão sobre jogos no contexto da história escolar e, em seguida, esboçaremos o estado do conhecimento sobre a pesquisa sobre jogos de mesa e digitais no ensino da História. Por fim, este texto discutirá alguns caminhos teóricos construídos pelo campo, avanços conquistados e possíveis demandas para investigação futuras.Caraterizada pela diversidade teórica, a produção sobre a temática cresceu significativamente nos últimos 10 anos e privilegiou temas como a violência nos games, as aprendizagens promovidas pelos artefatos lúdicos e a criação e o uso de jogos de tabuleiro e digitais na história escolar. 

 

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Biografia do Autor

Lucas Victor Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Marcello Paniz Giacomoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Colégio de Aplicação da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Paulo Henrique Penna de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal de Pernambuco (PROFHISTORIA). Professor da rede particular de Pernambuco.

Maurício Clipes Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmico do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Silva, L. V., Giacomoni, M. P., Oliveira, P. H. P. de, & Cunha, M. C. (2020). A pesquisa sobre jogos como recursos didáticos no campo do Ensino de História no Brasil: um estudo do estado do conhecimento. História & Ensino, 26(2), 374–399. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p374

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Artigos