Sentidos do Trabalho no Ensino de História: revisão da produção científica produzida no período de 1996 a 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p183

Palavras-chave:

Educação. Ensino de História. Sentidos do Trabalho.

Resumo

A proposta do presente artigo é apresentar e discutir um estudo sobre o sentido do trabalho no ensino de História.  Com vistas a identificar o sentido atribuído ao trabalho nas produções sobre Ensino de História, foi realizada a revisão sistemática das teses produzidas nos programas de Pós-Graduação brasileiros entre 1996 e 2018. A constituição do corpus da pesquisa se processou desde a consulta à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), totalizando 84 teses. Após a análise crítica, guiada pelos fundamentos do materialismo histórico dialético, conclui-se que na produção acadêmica relativa ao ensino de História são múltiplos os sentidos atribuídos ao trabalho, sendo recorrente a pouca atenção dada a este como categoria de análise, ou em última instância, sua morfologia se apresenta profundamente alterada, negando a realização de sua potencialidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Cristina Salvatti Coutinho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Educação da Unicamp. É Professora do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE), UFSCar/Campus Sorocaba. Líder do Grupo de Estudos, História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR - GT UFSCar/Campus Sorocaba).

Vera Alves Crispim Capucho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bacharel licenciada em História pela Universidade de São Paulo – USP.  Pesquisadora do Grupo de Estudos, História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR - GT UFSCar/Campus Sorocaba).

Genilson Cordeiro Marinho, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Bacharel licenciado em História pela Universidade de São Paulo – USP. Professor de História da Rede Pública de Ensino. Pesquisador do Grupo de Estudos, História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR - GT UFSCar/Campus Sorocaba).

Referências

ABUD, K. M. . A história de cada dia: saber escolar e saber acadêmico na sala de aula. In.: Ana Maria. Monteiro. Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro, Mauad, 2009.

AKOBENG, A. Understanding systematic reviews and meta-analysis. Archives of Disease in Childhood, p.845-848, 2005.

ALVES, C. F. O tratamento lexicográfico da sintaxe do dicionário de uso do português do Brasil: subsídio da gramática de valências para a descrição do português brasileiro. 2014. (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

ANTUNES, C. A Escola do Trabalho: formação humana em Marx. Campinas, Papel Social, 2018.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2a. ed. São Paulo, Boitempo, 2009.

BARROS, A. B. M. Quando o problema é de classe! Trabalho e Educação em um curso de Ensino Médio Profissional: relações e tensões entre a formação política e a formação técnica no IEJC (ITERRA/MST). Tese de Doutorado em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

BITTENCOURT, C. M. F. Propostas Curriculares de História: continuidades e transformações. In BARRETO, Elba Siqueira de Sá. Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. 2ª ed. Campinas, Editores Associados, 2000.

CARDOSO, C. F. ; VAINFAS, R. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro, Campus, 1997.

COSTA, A. ; ZOLTOWSKI, A. P. C. Como escrever um artigo de revisão sistemática. In KOLLER, Silvia H.; COUTO, Maria Clara P. de Paula; HOHENDORFF, Jean Von Manual de produção científica. Porto Alegre, Penso, 2014.

DAL’EVEDOVE, P. R.; FUJITA, M. S. L.. Teoria e prática em catalogação de assunto: a sistematicidade do processo em contexto de bibliotecas universitárias pela perspectiva profissional. Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.4. out/dez , p.123-141, 2012.

DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo, Boitempo, 2016.

DOSSE, F. A História em migalhas: dos "Annales" à "Nova História". Campinas, Ensaio, 1998.
ESCURRA, M. F. O trabalho como categoria fundante do ser social e a crítica à sua centralidade sob o capital. Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas, Ano XI, no. 22, out, 2016.

FREITAS, I.; OLIVEIRA, M. Currículos de História e expectativas de aprendizagem para os anos finais do ensino fundamental no Brasil (2007-2012). Revista História, v.1, no.1, 269-304, 2012.
FUKUYAMA, F. O fim da História e o último homem. Rio de Janeiro, Rocco, 1992.

HOBSBAWM, E. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
MARTINS, L. M. Da formação humana em Marx à critica da pedagogia das competências. In N. Duarte. Crítica do fetichismo da individualidade. Campinas, Autores Associados, 2004.

MARX, K. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2001.

MENDES, R. S. A importância da adequada estruturação de resumo e resenha. Revista Espaço Acadêmico, no. 114, Ano X, Novembro, 2010.

MORIN, E. Os sentidos do Trabalho. Revista de Adminsitração de Empresas, v.41, n.3, p.8-19, 2001.

NEVES, D. R. Sentido e significado do trabalho: uma análise dos artigos publicados em periódicos associados à Scientific Periodical Electronic Library. Cad. EBAPE.BR, v.16, no.2, Rio de Janeiro, abr/jun, 2018.

OLIVEIRA, R. A. A concepção de trabalho na filosofia do jovem Marx e suas implicações antropológicas. Kínesis, vol.II, no. 3, abril, p.72-88, 2010.

SCHMIDT, M. A. Desafios teóricos e epistemológicos na pesquisa em educação histórica. Revista Antítese, v.5, no.10, jul/dez, 2012.

SILVA, M.; SIMÕES, J. M. O estudo do sentido do trabalho: constribuições e desafios para as organizações contemporâneas. Revista Capital Científico, vol.13, n.3, jul/set, 2015.

Downloads

Publicado

2020-12-13

Como Citar

Coutinho, L. C. S., Capucho, V. A. C., & Marinho, G. C. (2020). Sentidos do Trabalho no Ensino de História: revisão da produção científica produzida no período de 1996 a 2018. História & Ensino, 26(2), 183–208. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p183

Edição

Seção

Artigos