Entre professores e mestres: o RPG e as experiências docentes no ensino de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p337

Palavras-chave:

Ensino de História, Experiência docente.RPG

Resumo

É crescente a quantidade de pesquisas acadêmicas no ensino de história que se dedicam a pensar a prática docente. No que diz respeito ao RPG  enquanto linguagem no ensino de história, apesar do significativo crescimento e popularização do jogo aplicado à sala de aula e das pesquisas que se dedicam a analisar sua efetividade no processo de ensino-aprendizagem, existem poucos materiais de referência que orientem os docentes de história na elaboração de suas próprias experiências de aula-aventura de RPG, mantendo a prática ainda restrita em sua grande maioria aos profissionais que já conhecem o jogo ou que de alguma forma tiveram contato com ele durante sua formação. O objetivo deste trabalho é apresentar algumas considerações a partir da experiência docente no que diz respeito a iniciativas com o uso do RPG em aulas de história, através de entrevistas com professores, investigando as características dos mesmos, suas especificidades e diretrizes para a elaboração de suas aulas-jogo.

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Biografia do Autor

Brunno Manoel Azevedo Pessoa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre em História Social da Cultura pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - URFPE.

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Publicado

2020-12-13

Como Citar

Pessoa, B. M. A. (2020). Entre professores e mestres: o RPG e as experiências docentes no ensino de história. História & Ensino, 26(2), 337–356. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n2p337

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Artigos